O Que Deus Quer Restituir Em Nós?

 

O Que Deus Quer Restituir Em Nós? 


Restituição, Do latim restitutio, de restituere (restituir, restabelecer, devolver), é originalmente tomado na mesma significação de restabelecimento, reintegração, reposição ou recolocação. Nesta razão, na terminologia jurídica, restituição, em acepção comum e ampla, quer exprimir a devolução da coisa ou o retorno dela ao estado anterior.

Desse modo, restituir é devolver, dar de volta, ou recolocar a coisa em mãos de seu legítimo proprietário ou em poder de quem licitamente deve estar. neste aspecto,a restituição funda um direito e gera uma obrigação.


1) Tempo.

Joel 2:25 Restituir-vos-ei os anos (tempo) que foram consumidos...

Quantos de nós quando convertemos dizemos;

“... Porque não me converti antes? Perdi tanto tempo.”

Alguns até se convertem cedo, mas demoram a se envolverem nos projetos de Deus e esta reserva os faz perder tempo, outros ainda, não souberam operacionalizar uma vida de vitória em Deus.

Desta maneira ficamos parados no tempo em relação aos projetos de Deus, tanto pessoalmente como toda a igreja do Senhor tem passado por este problema de roubo de tempo.

Por 1200 anos a igreja tem perdido tempo, começou a recuperar o tempo em 1500, intensificou no último século e agora nestes dias Deus quer restituir ás pessoas e a igreja do tempo perdido liberando do seu poder como nunca aconteceu na terra, na restituição de Deus tudo aquilo que não foi feito será feito em menos tempo, por que o retrocesso que o diabo trouxe para o Corpo de Cristo se tornará o maior impulso que o corpo de Cristo terá, isto quer dizer que o que era feito em 10 anos agora demorará 1 ano, porque os recursos serão melhores, a unção será maior e é chegado o tempo do juízo do inimigo de Deus.

Não podemos projetar nosso futuro baseado no nosso passado porque no passado fomos roubados e as coisas não renderam, mas no nosso futuro contaremos com a restituição de Deus desde agora.

 

2) Qualidade de vida.

Deus quer restituir a saúde física, emocional e espiritual, o evangelho completo, pleno deve fazer parte de nossas vidas.

Tiago 5: 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. 15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

 

a) Prosperidade.

Nestes tempos devemos desassociar humildade com pobreza, e verdadeiro serviço a Deus com voto de pobreza, Deus não tem intenção de que alguém se converta a Ele e se isole, mas sim quer ganhar cidades inteiras,

3João 1:2 Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.

2 Crônicas 26:5 Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.

2 Crônicas 20:20 Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

 

b) Alegria

Salmos 51:12, Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Salmos 16:11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. O melhor desta terra. Isaías 1:19 Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

 

c) Vida abundante

Muitos têm sido impedidos de desfrutar uma vida plena, grande parte se não tem um problema tem outro, se desfrutam de benefícios em alguma área em outra tem sido roubado, é tempo de termos restituída a vida plena que Deus nos prometeu.

 

1 Crônicas 13:9-14

9 - Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado.

10 - A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus.

11 - Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá. Até hoje aquele lugar é chamado Perez-Uzá.

12 - Naquele dia, Davi teve medo de Deus e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca de Deus? "

13 - Por isso desistiu de levar a arca para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate.

14 - A arca de Deus ficou na casa dele por três meses, e o Senhor abençoou sua família e tudo o que possuía.

 

(1010 a.C) Uza foi um israelita cuja morte está associada a tocar a Arca da Aliança. Era o filho de Abinadabe, em cuja casa o objeto sagrado estava há 20 anos, quando foi trazida de volta da terra dos filisteus pelo Rei Davi. Com seu irmão Aiô, dirigiu o carro em que a arca foi colocada quando Davi tentou trazê-lo até Jerusalém. Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá.

 

Motivo da morte de Uzá:

Violação das Leis Divina.

 

Causa da morte:

Taquipneia: É o aumento do número de incursões respiratórias por unidade de tempo, de forma anormal, gerando movimentos dos órgãos respiratórios semelhantes aos produzidos por esforços físicos violentos. Ocasionando pressão no sistema circulatório (veias e artérias), resultando uma hemorragia interna.

Ex: Um compressor de ar em exercício operando sob pressão excessiva. 

 

Restituição na casa de Obede-Edom

OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.

A Bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém.

Alguém rejeitado pela sociedade da época, humilhado pelos Israelitas, que tinha uma esposa estéril, animais estéril, não morava na cidade, mas em uma casa isolada na beira de uma estrada. UM HOMEM ABALADO COM PROBLEMAS NA ÁREA SENTIMENTAL, FÍSICA E ESPIRITUAL.

 

Obede-Edom percebeu a oportunidade que Deus estava lhe dando de mudar o curso de sua história, então abriu as porta para a presença de Deus.

 

OBSERVE BEM!!

A Arca de Deus (Sua Presença) nunca vem só, está sempre acompanhada de sua provisão.

De forma que, quando Obede-Edom abriu as porta para a Arca de Deus, vieram também: Os Sacerdotes, os guardiões da Arca, Os levitas (responsáveis pelas 3 vigílias).

Os mantimentos, as orações, a proteção. Por três meses Obede-Edom desfrutou da provisão de Deus pela sua presença.

 

A ÁREA SENTIMENTAL

O primeiro mês foi lindo, pois Deus concerta a vida de Obede-Edom e sua esposa, a presença de Deus deve estar nas estruturas, e a vida amorosa, sentimental e sexual daquele casal é abalada pela presença de Deus. Antes, tudo que ele sentia pela sua esposa era pena, desprezo, indiferença, agora um amor extremo começa a renascer entre os dois, e tudo se torna amor, desejo, afeto, carinho, respeito.

Você consegue imaginar a alegria de Obede-Edom em voltar para casa depois de um dia de trabalho, e mesmo a sua roça não dando nada, e seus animais também inférteis nada produzindo, Obede-Edom sorria, pois algo voltou a brotar em seu coração, e isso ele sabia que devia a poderosa presença do Senhor.

Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência.

Desde aquele dia em que a arca do Senhor passou a fazer ´parte da vida de Obede-Edom, ele jamais deixou de ser um homem ligado ao Senhor, e para cada momento vivido, um filho expressava o conteúdo de sua amizade com Deus. Vejamos seus nomes: 1) Semaías – Ouvido por Jeová; 2) Jozabade – Jeová quem me deu; 3) Joá – Jeova é meu irmão; 4) Sacar – Ordenado; 5) Natanael – Meu amigo é Deus; 6) Amiel – existe recompensa; 7) Issacar – Portador do salário; 8) Peuletai – Salário (I Cr 26.4-5). Toda a geração de Oberde-Edom foi alcançada pelo Senhor, e todos se destacaram nas páginas Sagradas como como valentes e de força para o ministério (I Cr 26.6-8).

 

A ÁREA FÍSICA

Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês onde já com a sua vida sentimental restaurada, Jeová passa a agir na vida física ou material, que é a mesma coisa, e então um belo dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços. Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta idiota: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR!

Obede-Edom e sua esposa já haviam percebido que a presença de Deus que estava em sua casa e realizava maravilhas. E seus animais começaram a se reproduzirem, e sua terra começou a germinar, e ele começou a ficar próspero. Deus estava dando para um escravo edomita, natural de Gate uma riqueza que ele ainda não havia provado, por que o que você conquista está sujeito a acabar, mas o que Deus dá ninguém toma e nem se acaba.

Porém uma angustia pairava agora no coração de Obede-Edom e sua amada esposa, eles se recordaram de que o rei Davi disse que voltaria para buscar a Arca e leva-la para o Santuário feito para ela. Isso agora incomodava aquela casa, mas em momento algum se deixou de ter reverência com a SHEKINAH DO SENHOR.

 

A ÁREA ESPIRITUAL

Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora esta entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico.

Um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal.

Com certeza foi o melhor dos três meses, pois o amor era real e intenso, mas por outro lado também foi o pior dos três meses, pois algo já falava ao coração de Obede-Edom que estava chegando a hora de ser levada a Arca do Senhor.

 

SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA

Davi olha para Obede-Edom e diz ter ficado sabendo que Deus tinha abençoado tudo quanto ele tinha, e Obede-Edom diz ser verdade, e o rei Davi completa dizendo que iria levar a Arca do Senhor, e Obede-Edom naquele momento diz algo ao rei com todo coragem, preste bem atenção:


__ Rei meu! A Arca do Senhor vai contigo, mas eu irei junto da Arca.

 

Obede-Edom tomou uma decisão e com certeza sua esposa concordou. Eles iriam deixar tudo para estarem perto da SHEKINAH DO SENHOR. Esse é o segredo de Obede-Edom ele está sempre perto da SHEKINAH DO SENHOR. Outrora, um escravo edomita, pobre inimigo de Israel, descendente de Esaú, que negou a benção, e natural da cidade de Gate, de onde veio o inimigo gigante de Israel, mas agora um rico fazendeiro próspero e abençoado que deixava tudo para traz para andar junto da SHEKINAH DO SENHOR. Veja a vida de Obede-Edom.

 

3) Fé.

Isaías 53:1 Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR?

A falta de fé tem prendido as pessoas e a igreja, roubando sua esperança e as têm mantido em um presente onde apenas sobrevivem.

Atos 5:15 a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles, este era o nível de fé que movia a igreja de atos dos os apóstolos e deve ser este ou um nível ainda maior de fé no nosso tempo, na restituição de Deus é ativada na igreja uma fé que desatará milagres, não somente pela fé dos que recebem, mas sim pela fé daqueles que dão e a medida da fé aumentará para entrar em um tempo de milagres.

 

4) Nosso lugar por natureza.

Adão foi colocado na terra com a missão de dominar e governá-la, todavia este domínio foi usurpado, roubado por satanás através do pecado que ele vendeu para Eva, em Cristo, Deus restituiu esta autoridade, mas poucos a usam,

Efésios 2:6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Estar assentado com Cristo significa estar exercendo autoridade em nome de Jesus.

No tempo da restituição, Deus devolve à nós, a sua Igreja, a natureza sobrenatural, isso quer dizer que será natural o sobrenatural para nós e o mundo que busca o sobrenatural o encontrará na Igreja.

 

5) Líderes com coração de Deus

Isaías 1:26 Restituir-te-ei os teus juízes, como eram antigamente, os teus conselheiros, como no princípio; depois, te chamarão cidade de justiça, cidade fiel.

Jeremias 3:15 Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.

Estes líderes e pastores que Deus esta levantando trarão revelação de Deus, pois a falta de entendimento parou, ou tornou muito lento o estabelecimento do Reino de Deus, além disto prendeu em fortalezas e argumentos contrários a Deus, por isso na restituição o Senhor trará uma revelação maior, isso fará dela uma Igreja DETERMINADA, a semelhança da igreja primitiva, então se cumprirá a profecia que diz: Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar, Habacuque 2:14.

Deus vai restituir liderança de sucesso para nós, aquilo que não alcançamos como líderes até agora, alcançaremos rapidamente pela restituição de Deus.

Deus vai restituir líderes segundo seu coração para a igreja, pois muito tempo a igreja tem sido dirigida por motivações escusas nos corações de seus líderes a ponto de Deus dizer que “são pastores que se apascentam a si mesmos”, Ezequiel 34:2 e Judas 1:12. Deus vai restituir líderes aos verdadeiros pastores para que forme uma equipe campeã e estabeleça o Reino de Deus.

Deus vai restituir líderes segundo seu coração para as cidades e nações para abençoar estes territórios e reverter todo o mal que satanás tem feito nestes lugares.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos