O que é respeito para o LGBT???

 

O que é respeito para o LGBT???


Há algo essencial na vida cristã que muda o jeito de tratar uns aos outros: o respeito. Pois sem ele, revela que você ainda não entendeu a mensagem de Deus. Assim não consegue viver aquilo que prega. E está dando mau testemunho. Visto que o respeito é o fruto do amor pelo próximo. Então o nosso verso base será:

A transexual “crucificada” na 19ª Parada do Orgulho LGBT, Viviany Beleboni, não foi a primeira a gerar polêmica por usar símbolos religiosos. Personalidades famosas como a cantora Madonna, o escritor José Saramago, o carnavalesco Joãosinho Trinta e o cineasta Martin Scorsese também foram alvo de críticas.Veja os casos:

 

1. Parada Gay 2015: a transexual crucificada

Viviany Beleboni chocou parte dos participantes encenando o sofrimento de Jesus na cruz durante a Parada Gay. Ela ficou “crucificada” durante todo o evento, em cima de um dos trios. Foi o fotógrafo João Castellano, da agência Reuters, quem capturou a transexual pendurada durante a marcha.

 

2. Madonna e o clipe de 'Like a Prayer'

O quarto álbum da cantora Madonna traz a música “Like a Prayer”, lançada em 1989. A polêmica começou pela letra, que fala sobre uma jovem apaixonada por Deus, quase como quem ama uma figura masculina. Madonna fez um clipe com cenas dentro de igrejas, dançando com um coral religioso, beijando um santo. O encerramento mostra a artista cantando em frente às cruzes em fogo.

 

3. O 'Cristo mendigo' de Joãosinho Trinta

No ano de 1989 teve polêmica com símbolos religiosos também no Brasil. Joãosinho Trinta, carnavalesco da escola de samba Beija-Flor, é um dos autores do desfile “Ratos e Urubus, Largem Minha Fantasia”.

 

4. Neymar crucificado

A capa da revista “Placar” de outubro de 2012 trouxe o craque da seleção brasileira e, agora, do Barcelona, no lugar de Jesus na cruz. A manchete reitera a mensagem: “a crucificação de Neymar”. No subtítulo, outra explicação: "chamado de 'cai-cai', o craque brasileiro vira bode expiatório em um esporte onde todos jogam sujo".

 

5. A sátira de Charlie Hebdo

O jornal francês Charlie Hebdo, durante toda a sua história, usou imagens religiosas — e criticou quase todas as vertentes e entidades — em suas capas. Em março de 2013, os editores opinaram sobre a política dentro do Vaticano. Em francês, a manchete diz: 'Vaticano: outra eleição fraudada”. Naquele momento, o atual Papa Francisco tinha sido escolhido para substituir Bento XVI. Na ilustração, a figura de Jesus Cristo aparece e diz: “Soltem-me, eu quero votar”.

 

6. Barbie religiosa e o Cristo Ken

Pool Paolini e Marianella Perelli, artistas argentinos, criaram versões religiosas da Barbie e do Ken em setembro de 2014. As bonecas estavam caracterizadas como Maria Madalena, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Carmo. Já a versão masculina trazia a vestimenta de São Caetano, São Roque e Jesus Cristo Crucificado.

 

7. O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago

O livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, obra do escritor português José Saramago lançada em 1991, traz uma nova versão da história do mártir católico, com uma visão moderna e crítica da vida de Jesus.

 

8. Martin Scorsese e a 'Última tentação de Cristo'

O filme "A última tentação de Cristo", de Martin Scorsese, lançado em 1988, foi proibido em vários países na época por mostrar Jesus sob uma nova ótica, como um homem comum que vivia o conflito entre ser o messias predestinado ou apenas um cidadão empenhado em constituir família, menos divino e mais humano.

 

“Mostrem respeito para com todos. Amem os irmãos em toda parte. Temam a Deus e respeitem o governo.” (1 Pedro 2.17)

Vamos falar um pouco sobre respeito.

O que NÃO é respeito

Respeitar uns aos outros não quer dizer:

Concordar em tudo com que outra pessoa diz

Aceitar tudo o que outra pessoa faz

Se submeter a participar de coisas erradas

Tolerar injustiças

 

O respeito devido a Deus

Respeitar a Deus é dar valor à Sua Palavra e levar Seus mandamentos e conselhos a sério. Afinal, o Senhor é mais sábio que a gente, tem muito mais poder e além disso, é superior a nós em todas as coisas. Respeitar a Deus é agir de acordo com a Sua vontade, odiando assim o pecado porque o Senhor é santo e quer que vivamos em santidade.

Não tomar o nome de Deus em vão (Ex 20.7) também é uma das maneiras de respeitá-lO. Mas isso não significa que você somente deve chamar Deus de Jeová ou que não pode escrever o nome dEle, como alguns erroneamente ensinam. No entanto, ter reverência ao pronunciar o nome do Senhor e não o usar de forma fútil deve ser nossa atitude.

Deus merece nosso respeito, porque Ele é o nosso Pai que nos ama e deu Seu único Filho para nos salvar!

 

“O que é temer a Deus?”

O respeito pelo próximo

O cristão deve respeitar todas as pessoas sem tratamento diferenciado. Mesmo que tais pessoas não sejam da mesma religião ou não tenham a mesma posição social. Caso contrário, estaria mostrando claramente um preconceito. Por isso, devemos tratar o próximo do mesmo modo que gostaríamos de ser tratados (Mt 7.12). Seja no trabalho, na escola, na igreja ou em qualquer outro lugar... E assim conseguiremos conquistar o respeito dos outros através de nosso bom testemunho.

Mas é preciso lembrar que respeitar as pessoas, significa também as corrigir quando necessário e deixar bem claro o seu ponto de vista, mesmo que não concorde com o posicionamento delas. Até porque respeitar o próximo é a consequência de amá-lo.

A Bíblia também deixa nítido que devemos respeitar os mais velhos (Lv 19.32)!

 

O respeito no casamento

Uma das bases para um bom casamento é o respeito mútuo entre os cônjuges. Porque onde há o respeito, há confiança, admiração, união, etc... E muitos abusos podem ser evitados quando os dois se respeitam dentro do casamento. Por isso é necessário respeitar os limites do cônjuge. Assim como as diferenças e as opiniões um do outro. Porque quem não respeita seu cônjuge sofrerá com muitas consequências, como a interrupção das orações (1 Pe 3.7) e brigas desnecessárias.

 

Quem não respeita seu parceiro, não está respeitando a Deus!

O respeito por autoridades

A Bíblia fala que devemos respeitar àqueles são autoridade em nossas vidas: os nossos pais, professores, líderes da igreja, patrões no trabalho, governantes, etc. Por isso, os cristãos verdadeiros obedecem a esse conselho. Pois todos os que ocupam cargo de autoridade foram colocados ali por Deus (Rm 13.1). E o nosso dever é orar e fazer o que pudermos para que eles façam um bom trabalho.

No entanto, quando uma autoridade pede para desobedecermos a Deus, não devemos nos submeter. Mas se faz necessário o posicionamento através de debates e da resistência pacífica cristã (At 5.12-42). Ou seja, é correto mostrar descontentamento com o erro e as injustiças. Mas fazendo isso de maneira respeitosa e procurando não tratar mal a ninguém.

Lembre-se: Respeito é bom e todo mundo gosta!


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos