Charles Fox Parham (4 de junho de 1873 — 29 de janeiro de 1929) foi um pregador estadunidense, sendo considerado um instrumento fundamental na formação do pentecostalismo. Parham também criou um movimento chamado de Apostolic Faith (Fé Apostólica), constituído por igrejas independentes (inicialmente chamadas “missões”) que cresceram no sul e no oeste dos Estados Unidos, onde ele realizava as suas reuniões.
Embora a imprensa fora inicialmente favorável em algumas das áreas onde Parham ministrava, algumas das maiores igrejas de linha principal, e a hierarquia eclesiástica da cidade de Sião, não foram favoráveis ao seu ministério e fizeram de tudo para que os seus ensinamentos não prosseguissem. Como resultado, alguns relatórios da imprensa tornaram-se mais negativos a medida que o seu ministério se aproximava do seu ápice entre 1906 e 1907.
Parham foi uma figura controversa em todo o seu ministério. Como um jornal comentou em 1916: “Ele é um dos mais amados e ao mesmo tempo um dos mais odiados homens em todo os Estados Unidos.” Caluniadores de Parham ainda estavam bastante ativos até sua morte em 1929, que de acordo com uma fonte, seu eventual enterro foi adiado.
A hostilidade direcionada a Parham era
evidênciada por impressões de notícias caluniadoras, baseadas em parte sobre
rumores, por um casal de jornalistas religiosos. Esse jornal parece ter
aumentado uma reportagem imparcial, impressa em 19 de Julio de 1907, edição da
“San Antonio Light”, San Antonio Texas, que dizia que Parham foi detido por
causa de imoralidades. A hostilidade religiosa dos jornais nunca mencionaram
que o tema foi imediatamente espalhado no local original dos jornais. As acusações
nunca alcançaram o estágio de indiciamente, pois ela era “absolutamente nenhuma
evidência que merecesse reconhecimento legal”. Até mesmo o advogado da cidade
“estava satisfeito apesar de todo o trabalho”.
Vida e carreira
Parham havia atuado como pastor de uma igreja metodista, sua decisão em abandonar esta igreja estava na crença pessoal na cura divina.
Parham, na cidade de Topeka, no Kansas, fundou a Bethel Bible College, uma instituição que ficou conhecida pela prática da cura divina, assistência material e espiritual a pessoas de origem humilde e que estavam dispostas a atuar como missionários.
O canal utilizado por Parham para a disseminação dos conceitos era o jornal The Apostolic Faith, os metodistas americanos ensinavam a seus fiéis sobre duas bênçãos fundamentais aos cristãos, eram elas a conversão e santificação, a teologia de Parham ensinava sobre a necessidade da terceira bênção: o batismo pelo Espírito Santo.
No ano de 1905, Charles Parham muda-se para Houston, no Texas, onde funda um nova escola biblíca, onde teve como um de seus alunos William Seymour, que assitia às aulas sentado numa cadeira posta no corredor, por ser negro em um período racista. William Seymour mais tarde tornou-se líder do avivamento em Los Angeles.
Parham foi acusado de sodomia sem comprovação
da acusação e também apontado por alegações de envolvimento com a maçonaria e a
Ku Klux Klan, o que minou seu ministério.
Legado
O Centro Charles F. Parham de Estudo Pentecostal-Carismático é um “mecanismo de investigação independente” no campus da South Texas Bible Institute, em Houston, Texas. É uma das várias organizações que consideram Parham o líder fundador do movimento pentecostal.
A principal contribuição de Parham, foi sua
interpretação doutrinária do Batismo no Espírito Santo e o seu requerimento
como prova de falar em línguas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário