Jovens, sois fortes

 

Jovens, sois fortes




 

1 João 2:14

Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, a palavra de Deus está em vós, e vencestes o maligno.

 

Comentário A. R. Fausset

jovens…fortes – A fé é a vitória que supera o mundo. Este termo “vencestes” é peculiarmente de João, adotado de seu amado Senhor. Ocorre dezesseis vezes no Apocalipse, seis vezes na Primeira Epístola, apenas três vezes no resto do Novo Testamento. Para vencer o mundo na força do sangue do Salvador, devemos estar dispostos, como Cristo, a nos separar de qualquer coisa que nos seja do mundo: “Não ameis o mundo, nem as coisas … no mundo”.

O segredo da força dos jovens: a palavra do Evangelho, revestida de poder vivo pelo Espírito que é permanentemente neles; esta é “a espada do Espírito” empunhada em oração dependente de Deus. Contraste a mera força física dos homens jovens (Isaías 40:30-31). O ensino oral preparou esses jovens para o uso proveitoso da palavra quando escrita. “O Anticristo não pode colocar você em perigo (1João 2:18), nem Satanás arranca de você a palavra de Deus.”

o maligno – que, como “príncipe deste mundo”, cativa “o mundo” (1João 2:5-17; 1João 5:19, grego, “o iníquo”), especialmente os jovens. Cristo veio para destruir o “príncipe do mundo”. Os crentes alcançam a primeira grande conquista quando passam das trevas para a luz, mas depois precisam manter uma manutenção contínua de si mesmos de seus ataques, olhando para Deus por quem eles são mantidos em segurança. J.A. Bengel pensa que João se refere especialmente à notável constância exibida pelos jovens na perseguição de Domiciano. Também ao jovem a quem João, depois de voltar de Patmos, liderou com gentil e amorosa persuasão ao arrependimento. Este jovem havia sido elogiado pelos encarregados da Igreja que João estabeleceu, como um promissor discípulo; sendo cuidadosamente observado até o batismo. Mas depois confiando demais na graça batismal, ele se juntou às más companhias e decaiu, até se tornar capitão de ladrões. Quando João, alguns anos depois, revisitou a Igreja e ouviu sobre a triste queda do jovem, se permitiu ser capturado por ladrões e foi levado à presença do capitão. Os jovens, atormentados pela consciência e pela lembrança de anos anteriores, fugiram do venerável apóstolo. Cheio de amor, o velho pai correu atrás dele, pediu-lhe coragem e anunciou-lhe o perdão dos seus pecados em nome de Cristo. O jovem foi recuperado para os caminhos do cristianismo, e foi o meio de induzir muitos dos seus maus companheiros a se arrependerem e acreditarem (Clemente de Alexandria, Quem é o homem rico que será salvo? Eusébio, História Eclesiástica; Exortação a Teodoro I). [Jamieson; Fausset; Brown]

 

Comentário de A. E. Brooke

Neste momento, os pensamentos do escritor se voltam para o que ele já escreveu. No que ele já disse, ele os tratou como παιδία, ainda necessitando de disciplina e orientação. A fé deles ainda não havia crescido até a maturidade. E isto era verdade para todos iguais, independente da idade ou função. Mas foi em virtude de sua posição cristã que ele pôde falar com eles como o fez. Na Sinagoga judaica ou na Igreja cristã, todos eles tinham aprendido a conhecer Deus como seu Pai. Os anciãos entre eles haviam feito progressos reais em sua realização do que o Cristo realmente é. Os convertidos mais jovens e mais ativos tinham ganho a força que vem da vitória sobre o mal. Talvez tivessem prestado um serviço notório na recente crise. E suas forças tinham amadurecido na luta. A mensagem do Evangelho era uma força viva dentro deles, e permanentemente ativa. Ela permanecia neles. Havia falhas no trabalho que precisavam ser consertadas. Tinha sido necessário tratá-los, tanto jovens como velhos, como ainda não “crescidos”. Os falsos apelos que muitos entre eles estavam apenas prontos para ouvir, se não para insistir, devem ser expostos de forma clara e nítida. Declarações que eles poderiam muito bem fazer, talvez em alguns casos tivessem feito, devem ser chamadas definitivamente de “mentiras”. Ele não deve se esquivar da linguagem simples. Mas ele nunca poderia ter se aventurado a usar a linguagem que não hesitara em dirigir-lhes, se não fosse pelo grande progresso que eles já haviam feito nas coisas de Cristo. Força e experiência eram realmente deles. Repreensões poderiam ser proferidas e apelos feitos com plena confiança de sucesso. Sua fé cristã era sólida, embora suas mãos pudessem estar frouxas e suas mentes um tanto apáticas. Para eles, a vitória e o conhecimento eram resultados duradouros e não meros incidentes na história passada.

 

Algumas características importantes para o cristão

1 – Reconhecer que é pecador, e estaremos sempre à mercê do pecado.

Salmos 51

1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

2 Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.

3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.

5 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

9 Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.

11 Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.

12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

 

2 – Ter convicção do perdão divino, “..temos um fiel advogado..”

1 João 2:1

¹ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

 

3 – Relacionamento sincero diante de Deus. Orando e meditando na Palavra.

Salmos 1

1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

 

Editado por: Joel Silva

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos