O egoísta
Egoísmo ou discórdia é uma obra da carne, que leva ao individualismo e falta de amor. O egoísta só consegue ver a si mesmo. O seu ‘eu’ está acima de tudo, ao ponto de numa conversar falar ‘eu’ tantas vezes que demonstra o que está em primeiro lugar em sua vida. Só ele é perfeito, só ele sabe tudo, é conhecedor de todas as ciências, tem lei para todos exceto para ele, que chega a ser, na maioria dos ambientes uma aversão nos contextos das conversas.
Vamos estudar sobre o egoísmo e aprender sobre três remédios para vencer o egoísmo em nós mesmos:
Filipenses 2.3 “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”.
a) Sentimentos positivos: v.1 “Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias”. Uma pessoa humilde sente coisas boas e espera sempre o melhor.
b) Pensamentos bons: v.2 “completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento”. Uma pessoa humilde sempre pensa coisas boas e nunca espera o mal.
c) Modéstia: v.3 “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”. A pessoa não egoísta é modesta, já o egoísta quer sempre aparecer e passar na frente dos outros.
d) Altruísmo: v.4 “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros”. A pessoa não egoísta quer o melhor para os outros. Altruísmo (outro + ismo) é o contrário do egoísmo (eu + ismo). O altruísta se preocupa com o próximo.
e) Seguir o exemplo de Jesus: v.5, 6 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus”. Jesus é o maior exemplo de humildade, pois amou aos pecadores.
f) Esvaziar-se: v.7 “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana”. Mesmo sendo o TUDO, Jesus se fez o ‘nada’ por nós, tornando-se humano e pequenino.
g) Humilhar-se: v.8 “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”. A humildade é capacidade de suportar a humilhação e esperar que Deus nos exalte (Mateus 23.12).
h) Esperar a recompensa de Deus: v.9-11 “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. Somente Deus pode honrar quem sofreu humilhação, então devemos esperar somente no Senhor e não no homem (Salmo 108.12).
Jesus é o maior o exemplo de não egoísmo!
Tiago 3.14-16 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”
O egoísmo provoca muitos problemas na vida de uma pessoa, que parece desejar tornar-se como uma ilha isolado de todos, pois “o solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18.1). A base para este sentimento é o orgulho, que faz a pessoa pensar que pode ser melhor e que pode viver sem o seu próximo.
A Palavra de Deus alerta que “haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça” (Romanos 2.8 - NVI). A pessoa egoísta sempre está no meio de discórdias, pois não consegue aceitar a vontade do seu próximo. A sabedoria faz a pessoa reconhecer seus erros, falhas e pequenez ao invés de ser egoísta e querer tudo para si mesmo.
A sabedoria cura o egoísmo!
I Coríntios 13.5 “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal”.
Infelizmente estamos vivendo um tempo como Jesus avisou que “por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12). Precisamos mostrar o amor de Deus para as pessoas, demonstrando que não buscamos nossos interesses, mas acima de tudo devemos buscar a vontade de Deus (Romanos 12.2).
Jesus disse que o maior mandamento é o amor a Deus e ao “próximo como a ti mesmo” (Marcos 12.31). Então a primeira referência do amor é Deus, a segunda o próximo e em terceiro lugar vem o ‘eu’. Quem conhece o verdadeiro amor de Deus, também tem o amor próprio, que já está em falta na vida de muitas pessoas. Somente através do amor de Deus podemos amar as pessoas e não ser egoístas.
O melhor remédio para o egoísmo é o amor! Não seja egoísta!
O apóstolo Paulo escrevendo aos Filipenses, lamenta a ausência de pessoas com este tipo de sentimento e recomenda Timóteo dizendo que “a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses” (Filipenses 2.20), mas que Timóteo cuidaria dos interesses da igreja e dos irmãos. De fato se naquele tempo, pessoas assim eram raras, muito mais nos dias atuais.
Estes três remédios são indicados pela Palavra de Deus para curar o egoísmo: seguir o exemplo de Cristo que não procurou seus interesses, buscar a sabedoria de Deus que nos ensina a ser pessoas melhores e conhecer o amor de Deus, que é o melhor remédio contra o egoísmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário