Pela Graça sois salvo

 
Pela Graça sois salvo
 

 
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8-9
 
Pensamento: Há um grande engano no mundo hoje, muitas pessoas creem que a salvação está ligada a boas obras e caridade, acreditando que, para entrar no Reino de Deus basta ajudar os necessitados. A bíblia recomenda sim amar ao próximo, é dever ajudá-los, mas, no entanto, não podemos considerar isso como critério de salvação, pois a graça de Deus é que nos salvou, um favor não merecido, foi Cristo crucificado em nosso lugar, que nos trouxe a salvação. Por isso toda honra e toda glória a Ele.
 
Venho novamente falar sobre esses versos, porque eles são muito incompreendidos; a toda hora eu ensino sobre eles para alguém e sempre escuto dizerem: "eu nunca soube disso!".
 
Esses versos dizem claramente que:
1 - Somos salvos pela graça;
2 - A graça opera por meio da fé;
3 - A fé não vem de nós mesmos – ela é um dom;
4 - Não é através de obras que as pessoas são salvas. Por isso, ninguém pode ser orgulhoso quanto à sua salvação;
5 - Não fomos nós quem nos criamos, mas Deus;
6 - Somos criados em Cristo Jesus;
7 - Essa nova criação implica boas obras. A nova natureza que ganhamos quando somos salvos nos levará a fazer boas obras;
8 - Não escolhemos essas boas ações; Deus preparou-as antes mesmo que nós pudéssemos andar nelas.
 
 
 
Primeiramente, a graça nos alcança porque Deus nos dá a fé para receber essa graça; somos, então, salvos. Não merecemos a nossa salvação; ela foi comprada por nós na cruz.
 
Se pudéssemos merecer a salvação pelas boas obras, Jesus não precisaria ter morrido – Deus poderia apenas ter enviado um homem que nos motivasse a praticar bons atos. Em vez disso, Ele propiciou um resgate pelo pecado. Nenhuma motivação ou boa obra pode restaurar nossa natureza caída ou livrar o homem da pena que ele merece. O sacrifício de Jesus – depois de recebido pelo homem – significa o início de uma nova natureza e de uma vida livre de culpa. Nós apenas recebemos esse perdão – não merecemos. Não contribuímos para a nossa salvação em nada.
 
Essa é a primeira metade da história ! Uma vez salvos, precisamos produzir frutos. Não somos salvos para "adormecermos na luz", mas para praticarmos "as boas obras que Deus preparou de antemão". A vida cristã não existe sem as boas obras ! As boas ações não nos colocam no céu, mas determinam o galardão que receberemos quando lá chegarmos !
 
Aquele que vive de maneira errada pode ainda ser salvo, mas irá perder seu galardão. O mundo pode roubar-nos as eternas recompensas.
 
"Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu, como sábio construtor o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia demonstrará, porque será revelada no fogo; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo."
 
1 Coríntios 3.10-15
Portanto somos salvos pela graça através da fé – que nos colocará no céu "ainda que pelo fogo". Nossas boas obras praticadas sobre o fundamento – que é Jesus Cristo – em pureza e fidelidade nos garantirão as heranças celestiais.
 
Postado por: Djalma Oliveira
Editado por: Joel Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos