Conduta Cristã

 Conduta Cristã



Texto: Rm 12:1-15:13

Tema:  Práticas da Conduta Cristã


A CONSAGRAÇÃO PARA DEUS

INTRODUÇÃO

Segundo os grandes dicionários da língua portuguesa a palavra racional para CONDUTA, procede da palavra razão, esto é, a defesa de uma determinada coisa ou cauas.

·         A)  Não no sentido de transporte (condutor: “...quem vai conduzir...”), como aquele        que leva algo.

·         B)   Procedimento moral (bom ou mal). 

II Rs 4:9  “...Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus...”

. O texto de Romanos 12.1-2 pode ser considerado o texto áureo do tema da consagração, pois nele encontramos os contornos deste ato de dedicação a Deus. A consagração é obra do Espírito Santo na vida da pessoa, enquanto que a submissão é o elemento humano no processo de doação a Deus.

Portanto devemos ter alguns critérios que identifique-nos como pessoas diferentes em CONSAGRAÇÃO A DEUS.

   - Heilel ben-shachar (o diabo), NÃO É BRINQUEDO NÃO, É O DIABO MESMO.

 

1 – O SACRIFÍCIO VIVO É OPOSTO AO SACRIFÍCIO ABATIDO.

 É evidente que, nas paginas do A.T., os sacrifícios de todas as espécies, e, sobretudo as ofertas queimadas, que mui provavelmente estão em foco neste versículo, eram para ser totalmente entregues, com o propósito de adorar e servir a Deus. Nesses sacrifícios, havia um período de preparação para os animais que seriam sacrificados. Tinham de ser de certa idade, de elevada qualidade física, tendo de passar por certos preparativos preliminares.

Nm 28:3-4 “...E dir-lhes-ás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto; Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o outro cordeiro sacrificarás à tarde...”


Como pode o corpo tornar-se um sacrifício vivo a Deus ?.

1º) NO OLHAR !

    (Mt 6:22-23) “...Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. (23)Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!..."

-          que os olhos não contemplem o mal; e isso importa em sacrifício.

(Mt 18:9) “...E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno...”

 -  William Hendriksen diz  “...a tentação deve ser abrupta e decisivamente cortada de nossa vida. Brincar com ela é mortal. Meias medidas são destrutivas. A separação (amputação, erradicação: arrancar), precisa ser radical, nesse exato momento, o livro obsceno deveria ser queimado (referencia a pornografia); a foto escandalosa devia ser destruída , o filme destruidor da alma devia ser condenado. Na luta contra o pecado o crente deve ser radical e lutar duramente…”

 -  Jesus está ensinando que devemos ser RADICAIS na REMOÇÂO de qualquer pecado que se coloque no nosso caminho rumo ao céu. Essa erradicação pode ser tão dolorosa como se fosse uma amputação dos olhos, mão e pés… ou seja tirar os maus atos, os maus caminhos, os maus olhares e desejos é tão doloroso quanto o fazer uma amputação dos olhos, pés e mãos literalmente. Não será facil erradicar os maus caminhos, os atos e os olhares, mas será necessário.

 

2º) NA LÍNGUA !

O Cristão e Sua Boca

 Nós Cristãos temos uma bênção dada por Deus que é a nossa BOCA. A boca é um dos órgãos (se assim podemos dizer) mais usados por nós. Usamos nossa boca para: comer, beber, falar, cuspir, beijar, morder, bocejar e também para o ato mais bonito que o ser humano pode expressar – o SORRISO

Anatomia bucal:

-Dentes: 32d

-não existe dente fraco, existe dente com problemas de origens inflamatórias ou estão sujos (ANTIBIÓTICO)

-dentes cariados

-Gengivas

-gengivite

-periodontite

-Mucosas

-Glândulas

-parótidas

-sub-línguais

-sub-mandíbilares

-Produção de saliva DIGESTÃO enzimas

-Língua

-27 músculos

-com origem e sem inserção

 

2. A LÍNGUA E O CRENTE

Tg. 3:3-6/9-12  - fala sobre o poder da língua. Como podem sair de uma mesma boca, bênção e maldição.

Tg. 4:11-12 - fala sobre falar mal uns dos outros

Sl. 120: 2 - falar mentiras - Jo. 8:44 - pai da mentira

Prov. 17:28 - crente língua frouxa

Prov. 10:19 - sensatez no falar

 

3. A BOCA E A PREGAÇÃO

Temos boca profética

No mundo natural escrevemos com caneta, mas no espiritual escrevemos com a boca. Qual é a sua proclamação? Nos estudos, em casa, no seu trabalho, pela cidade, pelo pais. A CONFISSÃO POSTERIOR ANULA A ANTERIOR que a língua não profira nenhuma vileza; e isso será uma oferta.

(Ef 4:25-30)

25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.

26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;

27 nem deis lugar ao Diabo.

28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.

30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

Que as mãos não operem o que é pecaminoso; e isso eqüivale um holocausto. Mais do que isso, ainda, tudo isso ainda não é o bastante, pois, acima disso, devemo-nos esforçar ativamente a favor do bem; as mãos dando esmolas, a boca bendizendo aqueles de nos amaldiçoam, e os ouvidos sempre prontos a dar atenção a Deus. Pois o crente presta um serviço a Deus, e esse serviço:

 

2 – DEVE SER ATRAVES DE UMA VIDA CONSAGRADA.

         A vida santa consiste em morrer diariamente, dizia Sócrates.

         Mas como devemos ter uma vida consagrada e uma ética diante de Deus?

-          Primeiramente, enfatizamos o nosso lado espiritual, negando os apetites do corpo.

-          Em segundo lugar, devemos ser como homens que estão prestes a morrer, por estarem as nossas mentes voltadas totalmente para os valores mais elevados, mediante os quais também nós vivemos, não nos deixando guiar pelos valores da carne.

-          Para que tenhamos a consagração a Deus, também devemos:

-          Décimo Júnio Juvenal (em latim Decimus Iunius Iuvenalis; Aquino, entre 55 e 60 – Roma, depois de 127), foi um poeta e retórico romano,

Que - em vez de riqueza, poder ser como crianças - os homens devem orar por uma "mente sã num corpo sadio" (mens sana in corpore sano),

 

3 – RENOVAR AS NOSSAS MENTES.

         Essa renovação da mente é de caráter espiritual, assumindo o aspecto de reforma, em que as faculdades mentais e espirituais são afetadas para melhor. Isso é mais do que do que a renovação intelectual, porquanto também deve ser ação da própria alma ou espirito, a verdadeira essência intelectual do ser humano.

         São elementos dessa renovação:

 (Hebreus 12.14) “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos