Porque não pecar

 Porque não pecar


“...Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra...”

Todos nós queremos nos sentir perdoados pelas coisas erradas que fizemos. A questão é, de onde vem tal perdão?

Como cristão, todos os seus pecados estão perdoados. Você provavelmente crê nisso, porque é o que a Bíblia diz. Mas como você responde a esta verdade? Um amigo que costuma aconselhar muitos cristãos fez o seguinte comentário: “Alguns cristãos não creem que realmente pecaram; outros não creem que estão perdoados”. Eu gostaria de ajudá-lo a ter total compreensão da realidade do seu pecado e da realidade do perdão de Cristo.


Romanos 3:19-24

19) Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

20) Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

21) Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

22) justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

23) POIS TODOS PECARAM E ESTÃO DESTITUÍDOS DA GLÓRIA DE DEUS, 24) sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

 

“...Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva...”

 

Obs: Entre os versículos 10 e 11, Passaram-se 13 Anos, e, tanto Salomão como o povo, esqueceram-se de uma promessa feita ao Senhor com uma condição.

(Vers. 12) Em Gibeão, no Palácio Real, lhe aparece o Senhor de noite.

“...Ouvi tua oração...”

 

VAMOS REFRESCAR TUA MENTE:

FOI SALOMÃO JUNTO COM O POVO QUEM LANÇOU ESTA CONDIÇÃO.

2 Crônicas Capítulo 6, traz todo um tratado de aliança para com o Senhor, onde o povo não cumpriu, não ouve arrependimento nem havia ressentimento por parte dos transgressores.

Então depois do Templo e da Casa Real terem sidos concluídos.


DEUS RESOLVE LHE FAZER UMA VISITA.

Entre as armas (sua justiça) que havia à disposição de Yahweh para punir um povo pecaminoso estavam as desordens da natureza.

Um povo agrícola que vivia em uma terra circundada por desertos dependia, de modo absoluto, da chuva.

Os tempos modernos não mudaram muito essa dependência.

Até nossos extensos sistemas de irrigação dependem das precipitações, ainda que dêem às águas da chuva uma distribuição mais ampla.

Por igual modo, o arrependimento poderia reverter esse curso. (Estando de acordo com o propósito do Senhor).

A pestilência era outra arma (Justiça divina) contra o pecado, e a antiga e familiar praga dos gafanhotos representava outra temível ameaça.

A oração de arrependimento, feita com humildade, pode curar qualquer praga e fazer cair as chuvas. (Práticas da tradição e fé entre os que confiam em Deus).

Foi Yahweh quem disse isso. Ele atenta para o Seu povo (ver II Crô. 6.33; Amós 8.12 e Jer. 14.9).

 

Mas o povo de Israel precisava pôr-se em movimento, inspirado pelo arrependimento.

Eles tinham de buscar o rosto de Deus (cf. Sal. 24.6; 27.8).

Tinham de abandonar seus caminhos ímpios, estado de depravação total, o que serve de evidência de um verdadeiro arrependimento.

- A questão não pode ficar sob a forma de palavras e promessas.

- A conduta precisa ser modificada. Ver Osé. 6.1; Isa. 6.10; Jer. 25.5.

- Os olhos de Yahweh (ver o vs. 15) estão pesando a situação.

 

PECADO

A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas.

No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão.

O Pecado introduzido na vida do Homem.

disse: "Certamente morrerás.". "Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrerás." (Gênesis 3:1-4).

O diabo negou as palavra de Deus apregoando um pecado sem consequências.


O que é pecado?

Ernest Hemingway uma vez disse que se algo é moral, você se sentirá bem depois; se é imoral, você se sentirá mal. Trata-se de uma visão popular de pecado — muitos viveram de acordo com ela. Mas não é uma visão bíblica. O pecado, biblicamente, é a atitude de querer as coisas do seu jeito, e não do jeito de Deus.

O quanto Deus se importa com o pecado? Ele não tolera o pecado. “Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade” (Habacuque 1.13a). “Deus é luz; nele não há treva alguma” (1 João 1.5).

Isso pode não parecer importante, afinal, Jesus já não pagou pelos nossos pecados? Por que você deve se preocupar com pecado quando Deus o ama e oferece um plano maravilhoso para sua vida? Talvez fosse melhor ver os pecados como erros, meros deslizes cometidos no decorrer da vida.

Deus jamais vê o pecado dessa maneira. Por causa de um pecado, Adão e Eva foram expulsos do paraíso. Por causa do pecado, Deus enviou um dilúvio sobre os habitantes da Terra nos dias de Noé. Ele derramou fogo sobre as cidade de Sodoma e Gomorra por causa de sua imoralidade. O pecado manteve os filhos de Israel no deserto por quarenta anos.

Deus odeia o pecado. Porém, para nós, o pecado traz uma sensação boa e, por isso, fazemos o que fazemos. Como Adão e Eva, pensamos que podemos conhecer o mal e ainda assim não sermos dominados por ele. Mas não nos tornamos como Deus.

Deus sabe da existência do mal, contudo não é mau nem cede a ele. Ao contrário de nós...


Não se sabe qual foi o argumento usado por Satanás. Para fazer com que Eva acreditasse que em algum momento poderia ser semelhante a Deus???

Eva jamais pensou em perguntar-se como uma criatura inferior poderia saber mais que Deus! Ela foi crédula o bastante para crer que pudesse ser como Deus (um deus), conhecendo o bem e o mal.

Fique atento: a velha serpente continua a enganar exatamente da mesma forma hoje! (1 João 2:15-17)

2 Coríntios 11:3 

“...Receio que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a vossa mente seja de alguma forma seduzida e se afaste da sincera e pura devoção a Cristo...” MUITAS DEFINIÇÕES DO PECADO PODE SER DADA.

Este é apenas mais um da Palavra de Deus.

(1 Jo 3:4) 

”...TODO AQUELE QUE (ou quem) comete o pecado (ou mantém) prevarica pecando TAMBÉM (ou viola) A LEI: PORQUE O PECADO É A transgressão (ou violação) do pecado é A LEI...” (anarquia).

 

A parte culpada

Quando você peca, o Espírito de Deus que habita em você se entristece. Às vezes, ele faz com que você se sinta culpado. Ao pecar, você está escolhendo, naquele momento, viver de modo independente da vontade de Deus para sua vida. Isso não faz com que Deus o odeie. Ele ainda o ama; mas isso o entristece: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção” (Efésios 4.30).

O pecado não afeta o relacionamento eterno de Deus com você — isso foi estabelecido quando você confiou que Cristo pagou pelos seus pecados. Cristo morreu por todos os seus pecados — passados, presentes e futuros. Naquele momento, toda a sua vida estava no futuro. Por causa da sua fé em Jesus, você foi totalmente perdoado. O seu relacionamento com Deus está seguro.

Porém, o pecado afeta o nosso relacionamento com Deus. (Comunhão significa sua união momento a momento enquanto no mundo). O pecado afeta sua comunicação com ele e sua capacidade de fazer a vontade dele. O pecado o torna indiferente às coisas sobre as quais Cristo quer que você pense e faça.

No Salmo 32:3-5, lemos: 

“Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: ‘Confessarei as minhas transgressões ao Senhor’, e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.

É assim que devemos responder corretamente ao pecado. Aqui, Davi não o negou, não se deixou ficar preocupado com o pecado. Ele o confessou.


PEDIMOS DESCULPAS, E NÃO PERDÃO

DESCULPA: no sentido da língua portuguesa, designa um apelo direcionado a algo ou alguém, quando há presença de culpa e este apelo, manifesta a ação do sujeito. 

Saul contra Davi:

(I Sm 19:22) – Trata-se da décima segunda, das vinte e uma, tentativa de Saul em tentar matar a Davi.

Foram vinte e um pedidos de desculpas, porém, não houve arrependimento.

 

SEMELHANTEMENTE A ESAÚ.

(Hb 12:16-17).

“...E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura... - ...Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou...”

 

PERDÃO

PERDÃO: é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. 

O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.

 

O PERDÃO EXIGE CONTRIÇÃO.

Contrição é o arrependimento sincero e completo dos pecados cometidos. • Diz-se da pessoa arrependida que ela está contrita.

No culto cristão (em especial, na liturgia reformada), a contrição é um ato que envolve, pelo menos, três elementos: o convite à contrição, a oração de confissão e a absolvição.

 

Segundo Spurgeon, em seu sermão, Pecados secretos, a Igreja de Roma, através, do Concílio de Latrão (ano de 1123 em Roma: período da reforma gregoriana), aprovou um decreto que estabelecia que todo crente verdadeiro devia confessar anualmente todos os seus pecados a um sacerdote, e agregou ao decreto a declaração que não há esperança de perdão se não for cumprido o decreto.

 

Agora, temos que aceitar que pecado é pecado, quer o vejamos, quer não. 


Um pecado, mesmo que não detectado, é um pecado tão real como o que podemos observar.

Muitas vezes demonstramos santidade, quando os outros nos veem, nossa conduta externa é reta, afável, liberal, generosa e cristã; mas as vezes nos entregamos a pecados que os olhos dos homens não detectaram.

Talvez tenhas o teu frenesi privado. Não anda e cambaleia bêbado pelas ruas, mas se entrega a bebida em privado.


Pode ser qualquer outro apetite ou vicio.

“...Quem pode discernir os próprios erros? Purifica- me tu dos que me são ocultos...” (Salmos 19.12).

 

Arrependimento e confissão de pecado

O que significa se arrepender e confessar pecados? Primeiro, confissão significa concordar com Deus. Ele já sabe que você pecou, então, por que não ser honesto? “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9). Confissão significa admitir abertamente o nosso pecado e aceitar a postura de Deus em relação a isso.

Confissão não significa implorar a Deus por perdão. Cristo já pagou o preço por todos os nossos pecados e o perdão de Deus está automaticamente disponível no momento em que confessamos. A razão por que Deus pode disponibilizar esse perdão instantaneamente para você é a morte de Cristo na cruz, não o ardor ou a humildade com que você confessa o seu pecado. Trata-se de concordar com Deus que você estava errado e que não quer continuar cometendo esse pecado.

 

Mas eu ainda me sinto culpado!

Haverá momentos em que você ainda se sentirá culpado mesmo depois de ter confessado seu pecado. De algum modo, parece espiritual nos castigarmos por termos cometido um pecado tão terrível. Achamos que se pudermos nos diminuir aos nossos próprios olhos, então Deus se agradará de nossa humildade.

Mas não é assim que Deus nos vê. Faz parte da confissão agradecer a Deus por Cristo ter pago todos os nossos pecados. E com base nisso, Deus diz “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados” (Hebreus 8.12). Agradecer envolve fé porque você está agindo de acordo com o que a Palavra de Deus afirma ser verdade sobre você, e não de acordo com a forma com que você se sente. Punir a si mesmo coloca o foco em você, e não em Cristo e em seu perdão.

Algumas vezes, confundimos tentação com pecado. Mas tenha em mente que todos somos tentados. Até mesmo Jesus foi tentado... mas ele não cedeu às tentações — e não pecou. Se você estiver sendo tentado, pare de se castigar. Você pode escolher não se apegar a pensamentos tentadores; pode pedir a Deus força para resistir ao pecado. Não se sinta culpado por ser tentado. Um ótimo versículo para você aprender, e relembrar quando estiver enfrentando tentações, é 1 Coríntios 10.13.

Deus o perdoou completamente por todas as coisas que você fez. “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8.1). Ele não olha novamente para os seus pecados e falhas com condenação, e nem você deveria. Mais uma vez Deus diz: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais” (Hebreus 10.17). A nuvem de culpa se foi! Aceite o perdão completo de Deus.

“Porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.2). A vida cristã é uma vida de liberdade, tanto da culpa quanto para viver como Deus planejou — o que, em essência, é o que trará maior satisfação na vida. É um processo de crescimento, de se tornar mais como Cristo e de ser um reflexo Dele. E crescer leva tempo!


MÁS. NÃO CONSEGUIMOS AGIR DE IGUAL MODO.

O pecado nos impressionam.

Tem sabor que acompanham os prazeres.

E, impotentes, não temos forças para reagir-nos.

E CONTINUAMOS, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO.

E SEM CONTRIÇÃO, VAMOS A IGREJA.

LEVANTAMOS AS MÃOS E LOUVAMOS.

E, “ADORAMOS A DEUS”.


Muitos não são levados a cometer PECADOS, tais como:

Adultério ou fornicação, imoralidades, falsidade e etc.., mas, o desejo dentro deles ainda os leva a imaginar esses atos. (Porque são GRITANTES)

E muitas as vezes somos levados a cometer pecados ou delitos por ocasião do alto-favorecimento, quando esse tende a nos trazer algum benefício, tais como:

- O aluno que por falta de tempo ou por dificuldade em alguma matéria compra um gabarito ou prepara uma fila da prova.

- O Trabalhador que por causa de um encontro ou compromisso, inventa uma doença e vai ao posto de saúde, toma qualquer medicamento e pede um atestado médico.

- O passageiro que paga meia passagem e pula a catraca, e ainda pensa: ganhei um lanche; o que entra pela saída ou pela janela do coletivo.


“O CELULAR QUE NÃO NOS DEIXA LIVRES DA IMPUNIDADE MORAL. E LEVAM NOSSOS OLHOS AO PECADO”.

 

Nas suas mentes o ato é concretizado.

No fim das contas um é igual ao outro.

Ambos fazem a mesma coisa

Um num motel, outro na sua mente (masturbação).

Cada um tem seu preço. 

Cada um tem seu lugar de cometer o ato.

 

O pecado escondido na mente tem um atrativo especial.

Ninguém sabe e ninguém viu.

O pecador escapa da humilhação de ter que enfrentar suas iniqüidades e ainda se engana com a idéia de que "não houve vítima".

Houve.

E a vítima foi ele.

A mentira de Satanás encobre a verdade que muitos só no dia do juízo descobrirão - todo ato real ou imaginário será revelado e julgado (1 Cor 4:5).


PORQUE NÃO PECAR?

Porque um pequeno pecado leva a mais pecados.

Um abismo chama outro abismo (Sl 42:7).

Porque o tempo gasto no pecado é desperdiçado para sempre.

Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. (1 Pe 4:2).

Porque o meu pecado coloca um fardo imenso sobre os meus líderes espirituais.

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Hebreus 13:17).

Porque o meu pecado me engana, fazendo-me acreditar que ganhei, quando, na realidade, eu perdi.

Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. (Rm 7:11).

Porque é impossível pecar e seguir o Espírito Santo, ao mesmo tempo. Digo, porém:

“...Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis...” (Gl 5:16-17).

Porque, embora perdoado, eu contemplarei novamente o pecado no Tribunal do Juízo, onde a perda e o ganho das recompensas eternas serão aplicados. Porque todos deveram comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2 Co 5:10)

Porque eu nunca sei por antecipação quão severa poderá ser a disciplina para o meu pecado. Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. (Hb 12:10) Porque o meu pecado pode indicar que ainda estou na condição de uma pessoa perdida.

N’aquEle que me garante: "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Ef 2.8)


2ª PARTE DO TEXTO LIDO:

2 Crônicas 7:14 “...então eu ouvirei dos céus, e PERDOAREI os seus pecados, e sararei a sua terra...” Hebreus 8:12 “...Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais...”




Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos