Os fatores que atrapalham a sua vida com Deus

 Os fatores que atrapalham a sua vida com Deus

 


Existem fatores externos e posicionamentos pessoais que podem atrapalhar a sua vida com Deus. Vamos conhecer alguns deles para saber como lidar com essas dificuldades?

 

1. Medo

O medo atrapalha demais a vida do cristão, pois ele é o extremo oposto da fé. Ele faz com que a pessoa não confie nas promessas de Deus. Quando duvidamos do amor de Deus, Ele nada pode fazer em nossa vida.

A história de Pedro, relatada em Mateus 14:22-33, demonstra claramente como o medo pode prejudicar o relacionamento com Deus, Muitas vezes, algo começa bem, mas é interrompido porque o medo toma o lugar da fé

No texto citado, o discípulo andava sobre as águas, mas, ao olhar a força do vento, tirou o foco de Jesus e começou a afundar. Do mesmo modo, o medo tira o nosso foco das coisas espirituais, fazendo com que deixemos o que é mais importante em segundo plano.

 

2. Cansaço

O mundo atual preenche grande parte de nossa rotina. Estudos, trabalho e outros fatores ocupam o nosso cotidiano, esgotando as nossas forças. Esses fatores somados são capazes de nos envolver de tal forma que trazem cansaço e um sentimento de desânimo

Esse cansaço, muitas vezes, atrapalha nossos momentos de contato com Deus, roubando a qualidade do nosso relacionamento com o Pai e o tempo dedicado ao nosso devocional. É claro que os compromissos desse mundo são importantes, porém, eles devem ser equilibrados com a nossa vida espiritual.

Quando priorizamos o nosso relacionamento com Deus, todas as demais tarefas, que normalmente nos esgotam, são muito mais facilmente realizadas, pois começamos pelo principal.

 

3. Dificuldades financeiras

Um dos problemas comuns atualmente é a dificuldade financeira, que assola várias famílias e pessoas. Esses problemas trazem uma preocupação enorme, o que, muitas vezes, conduz a certos sentimentos, como descontentamento, ingratidão, revolta, impaciência e ansiedade que, por fim, acarretam a negligência das responsabilidades espirituais.

Ao passarem por um momento de dificuldade financeira, muitas pessoas se afastam de Deus e até colocam a culpa desse problema nEle! Porém, o desejo de Deus é que sejamos prósperos nesta área, e não o contrário.

Podemos passar por fases mais fartas financeiramente e outras mais escassas, mas Deus é o nosso provedor e jamais permitirá que nos falte algo.

 

4. Brigas

Passar por desentendimentos e brigas, principalmente se forem frequentes, também atrapalha a vida com Deus. Os conflitos com algum familiar, com amigos, ou com pessoas desconhecidas, fatalmente, gerarão sentimentos em nós que são contrários ao amor de Deus

Se alimentarmos a crítica, o julgamento, o egoísmo e o orgulho, por exemplo, isso ficará martelando dentro de nós e nos consumirá. É tudo que o inimigo quer para que não tenhamos tempo e nem energia para nossa vida com Deus.

Quando as brigas são prolongadas e as questões não são resolvidas, caímos em outro problema: a falta de perdão, que é tão ensinado na Bíblia.

Portanto, precisamos decidir perdoar o próximo para que a nossa mente esteja liberada para entender a voz de Deus e continuar nossa jornada com Ele.

 

5. Prática de pecados

Pecar significa “errar o alvo”. Nosso alvo tem que ser Cristo, portanto, o pecado segue o caminho inverso. É claro que vamos pecar durante a nossa vida, já que não somos perfeitos, mas, quando vivemos um “estilo de vida de pecado”, isso significa que estes erros fazem parte da nossa vida e o resultado é o afastamento de Deus.

Entenda que Deus nunca se afasta de nós, mas nós, quando vivemos uma vida contrária ao que a Palavra de Deus ensina, acabamos nos afastando. Quando algo errado se torna um hábito, temos mais dificuldades para ouvir a voz do Espírito Santo, o que nos impede de crescer espiritualmente.

Além de atrapalharem o relacionamento com o Pai, os pecados acariciados, ou seja, alimentados secretamento ou abertamente por nós, abrem espaço para que continuemos pecando e só trazem prejuízo para a nossa vida.

 

Saiba como combater essas dificuldades

Agora que conhecemos alguns fatores que atrapalham a nossa vida com Deus, é importante que saibamos o que pode ser feito para combater esses problemas. Vamos ver algumas atitudes que contribuem para fortalecer a vida espiritual!

 

Devocional diário

Quanto mais convivemos com uma pessoa, mais próximos ficamos dela, não é? Este é um princípio que também se aplica à vida com Deus. Portanto, estabelecer uma rotina de devocional diário é fundamental para nos conectarmos com Deus com constância e de forma sempre crescente.

Esse contato diário contribui para aumentar a sensibilidade para ouvirmos a voz dEle e nos dá sabedoria para enfrentar as dificuldades da vida, como as financeiras, as de relacionamento e as de saúde. Desse modo, nosso coração estará fortalecido para lidar com os problemas e superá-los de acordo com a inspiração de Deus.

 

O que deve ter nesse devocional diário?

A – Leitura bíblica

A Bíblia é a Palavra de Deus e deve servir como um guia para as nossas vidas. Por meio dos ensinamentos contidos ali, podemos enfrentar as dificuldades do nosso dia a dia e evitar muitos sofrimentos.

Se você a achar difícil, não desista! Foque-se em apenas um versículo que fale diretamente com você ou em um pequeno texto e vá aumentando sua leitura com o tempo.

Peça também a Deus revelação da Sua Palavra, pois Ele vai direcioná-lo para que cada verdade contida ali seja uma resposta às suas necessidades.

 

B- Oração

A oração é uma das formas pelas quais podemos entrar em contato com Deus. Ela não deve ser feita de forma esporádica ou apenas nos momentos em que precisamos de algo. É necessário estabelecer o hábito de orar, pois isso fortalece nossa comunhão e nos dá forças para viver os desafios.

Procure separar um tempo diário e íntimo de oração – um momento exclusivo entre Deus e você. Desenvolva esse hábito e você verá como a sua vida espiritual chegará num nível mais elevado!

Como vimos durante o texto, vários fatores podem atrapalhar a sua vida com Deus, tirando o seu foco dos aspectos espirituais e dificultando o relacionamento cristão. Felizmente, essas dificuldades podem ser combatidas com uma rotina devocional, que é um hábito fundamental para o crescimento espiritual. Portanto, vale a pena dedicar momentos diários para estar mais próximo de Jesus e abrir o coração para Ele!

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para visitar a nossa página e tenha acesso a vários conteúdos de devocional que contribuirão para fortalecer a sua caminhada cristã!

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos