Hernandes Dias Lopes - O filho Pródigo


O filho pródigo


Cristo chama a atenção para o amor e graça de Deus, ao buscar e perdoar o pecador perdido. As imagens nas 3 histórias, do pastor das ovelhas, da mulher e do pai piedoso, apontam para Deus e a sua misericórdia que resgata e recebe o seu povo arrependido. Ele é perdoador e deseja ter-nos sempre ao seu lado, por amor.

O outro ponto importante remete à atitude correta de considerar preciosa a salvação dos outros. Passando por esferas de valor distintas (de uma ovelha, uma moeda e um ser humano perdidos), a ênfase aqui é dada às pessoas no Reino de Deus. Jesus realça que é apropriado ter alegria com Deus pelo arrependimento dos perdidos que retornam ao lar.

Jesus também busca através dessas ilustrações advertir aos religiosos e fariseus por não terem acolhido com bondade os pecadores arrependidos.

 

Contexto

O contexto da Parábola do Filho Pródigo mostra-nos que Jesus tem um público diversificado: por um lado estão os religiosos, fariseus e do outro estão os publicanos (cobradores de impostos para Roma) e pecadores. Estes tinham uma conduta imoral, que contrariava a Lei de Deus. Por isso eram totalmente excluídos das atividades religiosas dos judeus. Eram marginalizados pelas pessoas de bem, desprezados e considerados escória da sociedade. Mas, se aproximavam de Jesus para aprender com Ele (Lucas 15:1).


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos