Discipulado 1º Módulo - Lição 4

 

INTRODUÇÃO À BÍBLIA



A Bíblia.

 A Bíblia (do grego βιβλία, plural de βιβλίον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro", diminutivo de "byblos", “papiro egípcio”, provavelmente do nome da cidade de onde esse material era exportado para a Grécia, Biblos, atual Jbeil, no Líbano) é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, tratando-se de importante documento doutrinário.

Segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1500 a.C. e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 d.C. e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1 600 anos. A maioria dos historiadores considera que a data dos primeiros escritos acreditados como sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de Cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.

Segundo uma interpretação literal do Gênesis (primeiro livro da Bíblia), o homem foi criado por Deus a partir do pó, após os céus e a terra, entre seis e oito mil anos atrás, e ganhou a vida após Deus soprar o fôlego da vida em suas narinas.

É o livro mais vendido de todos os tempos com mais de seis bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da lista dos livros mais vendidos, O Livro Vermelho.[17]

Nos Estados Unidos, o único presidente que não fez o juramento de posse com a mão em uma Bíblia foi Theodore Roosevelt (1901-1909), de acordo com os registros oficiais do Arquiteto do Capitólio.[18] John Quincy Adams (1825-1829), em sua posse, de acordo com cartas escritas pelo mesmo, colocou a mão em um volume de direito constitucional ao invés da Bíblia para indicar a quem pertencia sua lealdade. Não há registros para presidentes anteriores a John Tyler (1841-1845) 

 

1º A importância da Biblia.

 A Bíblia certamente é o livro de Deus por Excelência. E o que a diferencia dos demais livros, é justamente a sua inspiração divina, “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça” (2 Timóteo 3:16).

Nenhum outro livro na face da terra possui um testemunho tão valioso e uma luz tão brilhante quanto á Bíblia. Sua autoridade, inerrância e infalibilidade se encontram nas entrelinhas de cada versículo, de cada palavra, de cada profecia, de cada promessa.

    Segundo o seu propósito, em que Deus, ele é Soberano, alcança ao homem através de uma forma dupla: através da Bíblia, a Palavra escrita e através de Cristo a Palavra viva (Jo 1:1 – I Jo 5:7).

 

Quatro importantes propósitos da Bíblia.

1)    Prepara o crente quanto a razão da esperança em Cristo.......(I Pd 3:15).

2)    Faz o crente sentir-se um Obreiro aprovado...........................(II Tm 2:15).

3)    Aumenta a fé através de sua palavra.........................................(Is 34:16).

4)    Dá a luz e entendimento........................................................(Sl 119:130).

 

2º Como devemos estudar a Bíblia.

Leia a Bíblia conhecendo o seu autor:

   É muito importante conhecer e acompanhar determinado autor; sua biografia, conceito e referências.

   Existem vários tradutores, cada um tem um conceito próprio, teológico e sistemático da interpretação da bíblia, preciso você pesquisar qual a metodologia do ensino em esboço se enquadram com sua visão teológica, e bom estudos, não se esquecendo de não se deixar levar-se por questões tolas e sem sentidos, as quais só trazem confusão e contendas.

   (Tt 3:9)   “... Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs...”

 

3º Leia a Bíblia diariamente (Dt 17:19).

     A Bíblia e o livro mais vendido no mundo, mais estima-se que, 90% (noventa porcento)  dos crentes, não lêem a Bíblia freqüentemente, portanto não é de causar admiração, a quantidade nos dias de hoje: haver frieza espiritual, crentes infrutíferos e raquíticos dentro das igrejas. É de urgência nós, nos corrigir-nos a prática da leitura devocional da Bíblia em principal, como de outros livros importantes e úteis ao nosso conhecimento.

    Foi por esse motivo e razão absoluta que Deus se dirigiu a Israel com as seguintes palavras: (Os 4:6a)   “...O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento...”  -  Sigamos portanto, os conselho do profeta Oséias - (Os 6:3a)   “...Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...


Bibliologia

    A Bíbliologia é o estudo da Bíblia. Faz parte da Teologia Bíblica e da Teologia Histórica e auxilia poderosamente na área dos estudos teológicos.

   

A estrutura da Bíblia.

   Esta divida a Bíblia em duas partes principais: Antigo Testamento e o Novo Testamento, contendo os dois volumes, 66 livros, sendo 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento.

   Escrito em um período de 16 séculos  (1600 anos aproximadamente), tendo cerca de 40 autores. Só por esse fato precisamos concordar; Esse já é um grande milagre, sendo esses escritores possuindo as mais variadas profissões e atividades, vivendo em regiões diferentes, de cultura diferentes e distantes uns dos outros e também em épocas diferentes, nos mostrando e provando pelos registros, a majestosa revelação divina.

    A palavra Testamento (Gr. “Diatheke”), significa: Aliança, concerto. Ou “berith”, que significa apenas   “concerto”   -   Já no Novo Testamento, o termo usado é  “diatheke” , que quer dizer  “testamento” .

 

Como a Bíblia esta dividida.

O Antigo Testamento

A divisão do Antigo Testamento.

    Aplicado aos 39 primeiros livros da Bíblia, por Tertuliano e Orígenes. Foi escrito originalmente no idioma hebraico, com exceção de pequenos trechos, que foram escritos em aramaico, e estão mantidos pela sua originalidade. Uma língua que o povo de Israel trouxe e manteve durante o exílio em Babilônia.

         Lei: (5 Livros). Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

           Foram escritos por Moisés, são também chamados de Pentateuco.

         Históricos: (12 Livros).  Josué a Ester. Narram a história de Israel em vários períodos  de governos  -  Teocrático: (Governo exercido por Deus através dos Juízes.  -   Monárquico: (Saul, Davi e Salomão)   -   Cativeiro: Judá cativo pela Assíria – Israel cativo pela Babilônia.   -   Pós-Cativeiro: Sob Zorobabel, Esdras e Neemias, com os profetas.

         Poéticos: (5 Livros). Jó a Cantares de Salomão. São assim chamados não por seu conteúdo seja imaginários ou fantasiados, mas pelo seu gênero.

         Proféticos: (17 Livros). Isaias a Malaquias

           Profetas Maiores: (5 Livros) de Isaias a Daniel.

           Profetas Menores: (12 Livros) de Oséias a Malaquias.

 

A divisão do Novo Testamento

    Escrito em idioma grego, não o grego erudito, mas o grego do povo comum, chamado (Gr. Koiné: O grego helenístico ou   “koiné”    (no grego moderno,

 "o dialeto comum"  (c.300 a.C – AD 300).

 São de origens  alexandrino, patrístico, comum, bíblico ou grego do Novo Testamento.

    Está composto de 27 Livros, também classificados em quatro grupos

         Biografia: (São os 4 Evangelhos). Descrevem a vida e Ministério público de Jesus. -  Sendo os três primeiros evangelhos chamados de Sinópticos: Os evangelhos de Mateus, Marcos, e Lucas são conhecidos como Evangelhos Sinópticos devido a conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma seqüência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras.

         Histórico: É o livro dos Atos dos Apóstolos. Registrando a história da igreja primitiva, o derramamento do Espírito Santo, perseguição, viver e a propagação do evangelho. Escrito por Lucas, a tradição afirma que Lucas, um companheiro do apóstolo Paulo, escreveu tanto Lucas como Atos (Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11). E dirige o registro a um  conceituado cidadão romano chamado Teófilo:    (Atos 1:1)   “...Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,...”

 

Teorias sobre quem era Teófilo

Visão copta

A tradição copta afirma que Teófilo era uma pessoa e não um título honorário. A Igreja Copta diz que ele era um judeu da Alexandria. Ele foi provavelmente um oficial romano de alguma ordem, pois Lucas se referia a ele como "excelência", o que era um título romano.

 

Título honorífico

A tradição do título honorífico (academia) sustenta que Teófilo não era uma pessoa. A palavra em grego significa "Amigo de Deus" e, assim, tanto Lucas e Atos foram dirigidos a qualquer um que se encaixa nessa descrição. Nesta tradição, o público-alvo do autor, como com todos os outros Evangelhos canônicos, eram os aprendizes (acadêmico), mas homens e mulheres não nomeados da época. Da mesma forma os evangelhos não-canônicos de Tomé, Pedro e Tiago, não são dirigidos a qualquer gênero particular, ou a qualquer pessoa específica.

         Epistólas: (21 Livros). Romanos a Judas. São também conhecidas por doutrinárias, contendo as doutrinas para a igreja. Nove (09) cartas são dirigidas as igrejas (Romanos a Tessalonicenses). Quatro (04), foram dirigidas a indivíduos em particular ( I e II Timóteo, Tito e Filemom). Uma (01) específica aos Hebreus cristãos em Roma. Sete (07), são dirigida a todos indistintamente (Tiago a Judas) conhecidas como universais.

          Profética: (Apocalipse ou Revelação). O livro do Apocalipse ("O livro da revelação") e também chamado de Apocalipse de João, é um livro da Bíblia — o livro sagrado do cristianismo — e o último da seleção do Cânon bíblico, e que foi escrito pelo Apóstolo João A palavra apocalipse, do grego αποκάλυψις, apokálypsis, significa "revelação", formada por "apo",  tirado de, e "kalumna", véu. Um "apocalipse", na terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a um profeta escolhido por Deus. Por extensão, passou-se a designar de "apocalipse"  aos relatos escritos dessas revelações. Devido ao fato de, na maioria das bíblias em língua portuguesa se usar o título Apocalipse e não Revelação, até o significado da palavra ficou obscuro, sendo às vezes usado como sinônimo de "fim do mundo".O título do livro pode sugerir " A Revelação de Jesus Cristo", sendo a idéia básica de que os eventos descritos no livro foram revelados a Jesus Cristo, e este mostrou a seus servos, há mais de 2000 anos atrás ou mais de 20 séculos atrás, as coisas que aconteceriam, teoricamente, em breve.  João, o escritor do livro, não é seu autor, apenas o escriba, que escreveu o livro ditado pelo autor, Jesus. Por duas vezes, João relata que o conteúdo do livro foi revelado através de anjos.  Neste livro da Bíblia, conta-se que antes da batalha final, os exércitos se reúnem na planície abaixo de  "Har Meggido"  (a colina de Meggido).  Entretanto, a tradução foi mal-feita e  Har Meggido foi erroneamente traduzido para  Armagedom, fazendo os exércitos se reunirem na planície antes do Armagedom, a batalha final.

 

Credibilidade Bíblica

PORQUE DEVO CRER NAS ESCRITURAS

Elas Testificam A Existência De Deus...

    Na epístola de João, capítulo 5, versículo 39 da Bíblia na Linguagem de Hoje (BLH) Jesus disse aos Judeus: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor”.

    A bíblia (que significa livros), foi escrita por 40 homens diferentes, em tempos diferentes. Nenhum sabia que seus escritos fariam parte da Bíblia e mesmo assim não há nenhuma contradição entre seus ensinos. Suas narrativas tratam do passado, do presente e do futuro. A arqueologia prova que a Bíblia e os seus relatos são verdadeiros.

§ É a palavra de Deus (Dt 28:1-2; Ts 2:13)

§ É a revelação da vontade de Deus (Sl 19:1-6; Rm 2:15)

§ Foi inspirada por Deus (2Tm 3:16; 2Pe 1:20-21)

§ Autentica a divindade de Jesus Cristo (Jo 20:31)

§ Fornece luz para o seu caminho (Sl 119:105 e 130)

§ É alimento para a alma (Jó 23:12; Sl 119:103; 1Pe 2:2)

§ É uma arma de defesa (Ef 6:17)

§ Tem poder salvador (Rm 1:16)

§ Foi escrita para nos dar esperança (Rm 15:4)

§ Nos dar conhecimento sobre a vida eterna (1Jo 5:13)

§ Nos trazer advertências, através dos relatos de experiências (1Co 10:11)

 

Como usar a Bíblia

Meditando De Dia E De Noite...

    A bíblia não deve ser utilizada como uma “caixa de promessas” ou como um “amuleto espiritual”. Devemos meditar nas escrituras, lendo com atenção observando o contexto de cada versículo, fazendo sempre uma indagação pessoal sobre a mensagem que Deus está enviando para sua vida.

   Procure ler diariamente a Palavra de Deus, utilizando os mecanismos da leitura eficaz, tais como: Sublinhar as palavras-chaves, anotar suas dúvidas e sobretudo, sempre, pesquisar as palavras desconhecidas, facilitando sua análise textua.

§ Sempre que possível, ouça a Palavra de Deus (Lc 8:15)

§ Leia a Palavra de Deus (Dt 17:19)

§ Estude a Palavra de Deus (2Tm 2:15)

§ Memorize a Palavra de Deus (Sl 119:11)

§ Medite na Palavra de Deus (Sl 1:1-3)

 

Como entender as verdades Bíblicas ?

Através Da Oração...

    Só podemos saber a vontade ou a opinião de outra pessoa através da comunicação. Nossa comunicação com Deus se dá através da oração. Orar é falar com nosso Senhor, é ter intimidade com Cristo, é apresentar a Ele nossas necessidades e ao mesmo tempo agradecê-lo pela salvação e pela vida eterna que Ele nos agraciou.

    O propósito de Deus para nossas vidas está escrito em sua Palavra, para realizarmos sua vontade, precisamos conhecê-las.

§ É através da oração que conhecemos a vontade específica de Deus para nós.

§ Paulo nos recomenda: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas apresentai as vossas petições diante de Deus , pela oração e pela suplica, com ações de graças” (Fl 4:6).

§ Devemos sempre orar em Nome de Jesus (Jo 16:23-24; 1Tm 2:5; At 4:12)

§ Devemos orar com Fé (Hb 11:6)

 

ATRAVÉS DO AUXÍLIO DO ESPÍRITO SANTO...

   Nossa capacidade de discernir ou interpretar as verdades Bíblicas, são muito limitadas, devemos então solicitar o auxílio do “consolador”, o Espírito Santo de Deus, conforme está escrito em (João 14:26) “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”. Também Lucas no evangelho, capítulo 12, verso 12 narra: “Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer”. Paulo diz que ensinava a palavra de Deus através do Espírito Santo. (1Cor 2:13).

§ “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos pedir (orar) como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. (Romanos 8:26)


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos