Discipulado 1º Módulo - Lição 3


SUPERANDO OS CONFLITOS

 


Conflitos

    Conflitos são "problemas" vindos quando um grupo ou alguém, invade o território alheio.

    O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis.

    Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbam a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenômeno subjetivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontrada

    O conflito, no entanto, pode ter efeitos positivos, em certos casos e circunstâncias, como fator motivacional da atividade criadora.

    O conflito em algumas escolas da sociologia é enxergado como o desequilíbrio de forças do sistema social que deveria estar em repouso, isto é, equilibrado, quanto à forças que o compõe. Segundo esta teoria, não se enxerga mais o grupo como uma relação harmônica entre órgãos, não suscetíveis de interferência externa.

    Os conflitos, para ter uma solução pacífica, devem ter todos os meios possíveis de negociação de controvérsias, estas, precisam ser executadas com diplomacia, bons ofícios,arbitragem e conciliação.

 

1º Conflito: Lenbranças do Nosso Passado Pecaminoso.

    O Diabo, nosso acusador diante de Deus (Ap 12.10), e por esse motivo, muitos dos cristãos ficam atemorizados pelos pecados cometidos outrora no passado.

    O que devemos fazer é ocupar nossas mentes com a palavra de Deus, até que essas acusações sejam vencidas pela sensação de gozo e paz em Cristo.

  (II Co 5:17)  “...Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!..”

    (Jr 31:34)   “...Não será mais necessário ensinar seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!; todos me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado...’

 

2º Conflito: Temor de identificar-se publicamente como cristão.

    A pessoa que aceitaram a Cristo, e, até crentes antigos sentem esse receio.

    Tendo uma variação de temperamento de cada indivíduo, como a situação em que lhes cercam. O apóstolo Paulo enfrentou este tipo de problema, onde ele registrou:

    (I Co 2:3)  “...E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor...”

    Porém deu o modelo e como vencer-nos esses medos, com a ousadia da palavra de Deus, onde deu testemunho de coragem: (II Tm 1:7)  “...Deus não nos deu um espírito de covardia...”. Demonstrando coragem em fé para os cristão romanos: (Rm 1:16)   “...Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego...”

 

3º Conflito: Oposição da família e amigos.

 (Mt 10:36,37)   (36)  “...e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa...”    (37)  “..Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim...”

     A alguns casos, fatos como este que Jesus citou podem ocorrer, porém é necessário que nos sobrevenham provações e tentações para pôr nosso homem natural a provar nosso amor por Cristo.

    (I Co 10:13)   “...Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar...”

 

4º Conflito: Crer que a conversão resolve todos os problemas.

    Disse Jesus:  (Mt 6:33-34)  (33)  “...Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. ..”   (34)   “... Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal...”  -  Quando decidimos a servir a Jesus o nosso maior interesse e chegar a seu reino. Servir a Deus por interesses financeiros, de saúde ou qualquer outro semelhante, é perder tempo, pois o Senhor conhece a todos nós.

     Devemos servir a Deus para obter o céu e não bens materiais.  “...Os bens terrenos todos são efêmeros, fique contente com o que Deus lhe deu. Você e salvo e prá quem é salvo, melhor é ter um tesouro no céu”    (Hebreus 13:5)      “...Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei...”


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos