Discipulado 2º Módulo - Lição 3

 

CONHECENDO JESUS

 


Conhecendo Jesus.

 Praticamente todos os académicos contemporâneos concordam que Jesus existiu realmente, embora não haja consenso sobre a confiabilidade histórica dos evangelhos e de quão perto o Jesus bíblico está do Jesus histórico. A maior parte dos académicos concorda que Jesus foi um pregador judeu da Galileia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos. Os académicos construíram vários perfis do Jesus histórico, que geralmente o retratam em um ou mais dos seguintes papéis: o líder de um movimento apocalíptico, o Messias, um curandeiro carismático, um sábio e filósofo, ou um reformista igualitário. A investigação tem vindo a comparar os testemunhos do Novo Testamento com os registos históricos fora do contexto cristão de modo a determinar a cronologia da vida de Jesus.

 

1º O nome de Jesus.

Jesus (8-4? a.C. – 29-36? d.C.), também chamado de Jesus de Nazaré, é a figura central do cristianismo.

Etimologia de Jesus Cristo.

O nome Jesus vem do (hebraico ישוע (Yeshua), que significa "Javé/Jeová (YHVH) salva".  Foi também descrito por seus seguidores como Messias (do hebraico משיח (mashíach, que significa ungido e, por extensão, escolhido), cuja tradução para o grego, Χριστός (Christós), é a origem da forma portuguesa Cristo.

O símbolo do peixe, recorrente no início da iconografia cristã. O termo "peixe" em grego ἰχθύς (ichthýs) é o acrônimo de Ἰησοῦς Χριστός Θεοῦ Ὑιός Σωτήρ (IēsoùsChristòs Theoù Yiòs Sōtèr), Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

Nos livros de Novo Testamento, Jesus é mostrado não só com o seu próprio nome mas também com vários epítetos e títulos (A lista está em ordem decrescente de frequência):


Nomes e títulos de Jesus

         "Jesus"

         "Cristo". Literalmente significa "ungido",  e foi posteriormente associado ao Messianismo. Na época de Jesus, o Cristo era esperado pelo povo judeu, especialmente para promover um resgate social e político.

          "Senhor". Utilizado principalmente no livro de Atos dos Apóstolos e nas cartas. O título honorífico, em grego clássico é desprovido de valor religioso, mas é particularmente significativa a aplicação dele a Jesus, pela associação que a Septuaginta faz deste título com o termo hebraico יהוה (YHWH), que é um dos nomes de Deus.

         "Filho do Homem." Na tradição judaica tardia, a expressão tinha uma forte conotação escatológica.

         "Filho de Deus". No Antigo Testamento, a expressão indica uma relação estreita e indissociável entre Deus e um homem ou uma comunidade humana. No Novo Testamento, o título assume um novo significado, indicando uma filial real.

         "Rei". O atributo da realeza foi relacionada com o Messias, que era considerado um descendente e herdeiro do Rei Davi. Jesus, apesar de se identificar com o Messias, rejeitou as prerrogativas políticas do título.

 

Quem é Jesus

A)-Jesus É Deus...

   O apóstolo João afirma, no capítulo 1 dos versos 1 a 14 que Jesus é Deus, através das considerações a seu respeito, dizendo que (v3) todas as coisas foram feitas por Ele, que (v9) Ele é a luz que ilumina as trevas do coração, que o mundo (v10) veio a existir por seu intermédio etc. Também Paulo escreveu aos Colossenses, capítulo 1 verso 17 parte ´b´, “...tudo foi criado por ele e para ele” (RC)

 

B)-Ele É O Caminho, A Verdade E A Vida...

    Assim disse o Próprio Jesus no evangelho narrado pelo apóstolo João, no capítulo 14, verso 6: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim”. (RC)

§ Caminho: Porque ninguém pode se achegar ao Criador, através de outra forma que não seja através do Filho de Deus. Não há mediador entre os homens e Deus, senão Jesus Cristo, como nos relata Paulo, escrevendo a primeira carta à seu amigo Timóteo, capítulo 2, verso 5: “porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo[...]”

§ Verdade: Porque através Dele e por Seu intermédio, todas as coisas são formadas, desde a criação do mundo, conforme está registrado na epístola de Paulo aos Colossenses, capítulo 1, versículos 16 a 17: “porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele”. (RC)

§ Vida: Jesus nos salvou da morte...“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Jesus), para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16) (RC)

§Ele É A Porta / A Ponte...: Não há como chegar a Deus sem passar pela porta estreita, como está escrito no evangelho de Lucas capítulo 13, versículo 24 “Façam tudo para entrarem pela porta estreita”.

    O próprio Senhor Jesus Cristo disse “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará alimento”.(João 10:9).


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos