Confrontar pessoas falsas

 
Como confrontar uma pessoa falsa
 
 

 

Ser traído de qualquer maneira é, na melhor das hipóteses, uma experiência horrível, mas dependendo do que foi dito ou feito, a punhalada pode ser realmente devastadora. Uma vez traidor, sempre um traidor e a pessoa certamente fará isso novamente, seja com você ou com terceiros. Enfrentar alguém que tem o hábito de puxar o tapete dos outros pode resolver o problema e até sanar os conflitos causados por ela. Quando alguém se mostra disposto a acabar com essa atitude, é comum que a pessoa se sinta pressionada e isso pode dar certo. Eis algumas sugestões de como enfrentá-la caso você tenha sido uma vítima de traição.

Quantas vezes você já se questionou sobre a honestidade e confiabilidade de uma pessoa? Por mais agradável e prestativa que ela seja, existe alguma coisa que te faz ficar desconfiado. Se você já passou por isso, fique atento: esse sentimento é comum quando estamos diante de pessoas falsas.
 
As pessoas falsas geralmente são boazinhas, simpáticas, gentis, prestativas e estão sempre fazendo tudo pelos outros. Quando viram as costas, porém, falam mal, criticam e difamam a imagem dos indivíduos. Afinal, o que existe por trás desses comportamentos tão contraditórios?
 
A falsidade é uma traição. Pessoas falsas traem a si mesmas porque não são capazes de se aceitar como são, e acabam criando uma ou mais personalidades para lidar com essa negação. Na maioria das vezes, este é um mecanismo tão inconsciente que a pessoa nem se dá conta de que está sendo falsa.
 
Como reconhecer pessoas falsas
Tudo o que uma pessoa falsa faz é motivado pela busca por aceitação e sensação de ser amado pelos outros, uma vez que ela não consegue aceitar e amar quem é. A falsidade é uma manifestação da baixa autoestima e insegurança: a pessoa não está satisfeita com ela mesma e acaba criando uma falsa personalidade.
 
Não é difícil reconhecer uma pessoa falsa, especialmente porque a verdade sempre aparece em algum momento.

Veja as principais características das pessoas falsas:
-São bajuladoras, vivem elogiando e estão sempre dispostas a ajudar e fazer         de tudo pelos outros;
-São agradáveis e boazinhas, sempre concordam com os outros, são                     atenciosas, comunicativas e simpáticas;
-Raramente reclamam de algo, pois fingem estar sempre tudo bem;
-Caem em contradição com frequência e estão sempre envolvidas com fofocas;
-Têm o hábito de inferiorizar as pessoas sutilmente;
-Costumam se intrometer em tudo, fingindo preocupação;
-Quase nunca falam dos seus sentimentos, pois estão sempre preocupadas com a  vida dos outros;
-Vivem mostrando o lado negativo das coisas e os defeitos das pessoas, sempre   com delicadeza, como se estivessem apenas abrindo seus olhos.
 
Como lidar com pessoas falsas na família
Seja neutro
A primeira coisa a fazer é não tentar desmascarar a pessoa, pois ela é tão manipuladora que acabará revertendo a situação e colocando a culpa em você. Deixe que o tempo e a vida se encarreguem disso.
·         Coloque limites se você sabe que a pessoa é falsa, não fique testando a falsidade dela. Em vez disso, imponha limites e estabeleça uma relação restrita a partir dos seguintes cuidados:
 
·        Tenha cautela a respeito das coisas que você conta da sua vida, e jamais              revele segredos;
·         Não dê espaço para que ela fale da vida de outras pessoas para você;
·         Não dependa da pessoa para nada, e evite pedir favores;
·         Não fale da vida de ninguém para essa pessoa.
·         Incentive o autoconhecimento
·       Mesmo fazendo de tudo pelos outros e sendo falsamente amada e aceita, a pessoa falsa é infeliz e cheia de inseguranças, e estão sempre manipulando as pessoas e passando por cima de quem são para obter amor e aceitação do próximo.
 
No fundo, elas não têm autoconhecimento suficiente para se aceitarem como são, pois são focadas em suas limitações e não sabem reconhecer seu potencial. A melhor maneira de lidar e ajudar essas pessoas, além das dicas acima, é incentivando que elas busquem o autoconhecimento para aprender a se aceitar e se amar verdadeiramente.
 
Não vale a pena guardar ressentimento em relação a essas pessoas, pois elas já fazem muito mal para si mesmas.
 
O que a Bíblia fala sobre a falsidade?
A Bíblia é uma fonte de sabedoria e ensinamentos para milhões de pessoas ao redor do mundo. Ela aborda diversos assuntos, incluindo a falsidade. A falsidade é um comportamento reprovado pelas Escrituras, pois vai contra os princípios de Deus e prejudica aqueles que são afetados por ela.
 
Em Provérbios 12:22, lemos: "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que praticam a verdade são o seu deleite." Ou seja, Deus se agrada daqueles que vivem de forma honesta e verdadeira, e condena aqueles que usam a falsidade para enganar ou manipular outras pessoas.
 
Em Efésios 4:25, encontramos outro ensinamento sobre a falsidade: "Portanto, deixem de mentir...". Essa passagem nos exorta a abandonar a prática da mentira e a falar sempre a verdade. A falsidade não só prejudica os outros, mas também nos afasta da comunhão com Deus.
 
A falsidade também é mencionada na relação interpessoal. Em Provérbios 11:9, está escrito: "Com a boca o ímpio destrói o seu próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento." Aqui vemos que aqueles que são falsos em suas palavras podem causar danos e destruição aos outros. Em contrapartida, os justos são libertados por meio do conhecimento, ou seja, pela verdade e pela sabedoria que vem de Deus.
 
A Bíblia também nos alerta sobre a falsidade de coração. Em Mateus 15:18-19, Jesus diz: "Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias." Essa passagem mostra que a falsidade está enraizada no coração daqueles que agem de forma injusta e pecaminosa.
 
Em contrapartida, a Bíblia nos encoraja a praticar a verdade e a viver uma vida íntegra. Em Efésios 4:15, lemos: "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo." Aqui somos instruídos a seguir a verdade em amor, ou seja, a agir de forma honesta e verdadeira, mas sempre tendo o amor como base para nossas ações.
 
Em resumo, a Bíblia condena a falsidade e nos exorta a viver de forma verdadeira e justa. Devemos abandonar a mentira, a manipulação e a destruição que a falsidade traz, e buscar a verdade e o amor em todas as áreas de nossa vida.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos