A aparição das heresias

 

A aparição das heresias



 

O segundo dos fatores importantes que a Igreja enfrentava quando oquarto Evangelho foi escrito era o surgimento da heresia no seio da Igreja. Tinham passado setenta anos da crucificação de Jesus. Por então a Igreja era uma organização e uma instituição. Estavam sendo pensadas e afirmadas teologias e credos; e era inevitável que o pensamento de pelo menos algumas pessoas seguissem caminhos equivocados, e resultasse em heresias.

Raramente uma heresia é uma mentira ou um engano em sua totalidade; em geral uma heresia surge quando se acentua indevidamente uma parte, uma faceta da verdade. Podemos ver pelo menos duas das heresias e enganos que buscava combater o autor do quarto Evangelho.

(a) Havia alguns cristãos, em especial cristãos judeus, que outorgavam um posto muito elevado a João Batista. Havia algo em João que fascinava os judeus. João pertence à sucessão profética, e falava com a voz dos profetas. De fato, sabemos que mais adiante houve uma seita aceita de João Batista dentro da fé judaica ortodoxa. Em Atos 19:1-7 nos encontramos com um pequeno grupo de doze homens que estão nos limites da Igreja cristã, mas que nunca passaram do batismo de João.

Com freqüência o quarto Evangelho relega a João, de maneira silenciosa mas definitiva, seu próprio lugar. Vez por outra o próprio João nega que ele jamais tenha pretendido ou possuído o lugar supremo, e cede incondicionalmente esse lugar a Jesus. Já vimos que nos outros Evangelhos o ministério de Jesus não começa até depois da prisão de João, enquanto no quarto Evangelho o ministério de Jesus e o ministério de João se sobrepõem. João pode muito bem ter empregado essa disposição para mostrar o encontro de João e Jesus, e como o Batista tinha usado esses encontros para reconhecer, e animar outros a reconhecer a supremacia de Jesus. Destaca-se com todo o cuidado que João não é essa Luz (1:8). Mostra-se a João renunciando em forma terminante a toda pretensão messiânica (1:20 ss.; 3:28; 4:1.; 10:41).

Nem sequer se permite pensar que o testemunho de João seja o mais importante (5:36). Não há no quarto Evangelho crítica alguma a João; mas há uma recriminação para aqueles que queriam dar a João um lugar que corresponde a Jesus e a ninguém mais que a Jesus.

(b) Na época em que se escreveu o quarto Evangelho havia certa heresia muito difundida. Foi-lhe dado o título geral de gnosticismo. Sem uma compressão superficial desta heresia se perderá boa parte da grandeza e do propósito de João. A doutrina básica do gnosticismo era que a matéria é essencialmente má e o espírito é essencialmente bom. Os gnósticos passavam a afirmar que, sendo assim, Deus não pode tocar a matéria, de maneira que Deus não criou o mundo. O que fez Deus foi lançar uma série de emanações. Cada uma destas emanações se afastou mais de Deus, até que por último houve uma emanação tão distante que pôde tocar a matéria. Essa emanação foi a que criou o mundo.

A idéia em si já for suficientemente má, mas a pioravam com um agregado. Os gnósticos sustentavam que cada emanação conhecia cada vez menos a Deus, até chegar a um ponto em que as emanações não só ignoravam a Deus mas também lhe eram hostis. Assim chegavam, finalmente, à conclusão de que o deus criador não só era distinto do Deus verdadeiro, mas também o ignorava e lhe era ativamente hostil. Cerinto, um líder gnóstico, afirmava que "o mundo foi criado, não por Deus, mas sim por certo poder muito separado dele, e muito distante desse poder que está acima do universo, e ignorante do Deus que está acima de todas as coisas."

Os gnósticos criam que Deus não tinha nada que ver com a criação do mundo. Por isso João começa seu Evangelho com esta ressonante afirmação: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Por isso insiste em que "de tal maneira amou Deus o mundo" (João 3:16). Em face dos gnósticos que tão equivocadamente espiritualizavam tanto a Deus que o convertiam em um ser que não podia ter nada que ver com o mundo, em resposta ao que só podia ser um mundo sem Deus, João apresentou a doutrina cristã do Deus que fez o mundo e cuja presença inunda o mundo que ele fez.

As crenças dos gnósticos influíam em suas idéias sobre Jesus, as quais

afetavam em duas formas distintas.

(a) Alguns dos gnósticos sustentavam que Jesus era uma das emanações que procediam de Deus. Sustentavam que Jesus não era divino em nenhum sentido real; que só era uma espécie de semi-deus que estava mais ou menos distante do Deus verdadeiro; que era só um elo a mais da cadeia de seres inferiores que estavam entre Deus e o mundo.

(b) Outros afirmavam que Jesus não tinha um corpo real. Segundo suas crenças, Jesus não podia ter tido um corpo. Um corpo é matéria e Deus não podia ter tocado a matéria; de maneira que sustentavam que Jesus era uma espécie de fantasma sem carne nem sangue literais. Afirmavam, por exemplo, que quando pisava no chão não deixava rastros, porque seu corpo carecia de peso e substância. Nunca teriam podido dizer: "E o Verbo se fez carne" (João 1:14).

Agostinho nos relata como, lendo grande parte das obras dos filósofos de seu tempo, tinha achado muita coisa parecida com o que estava no Novo Testamento, agregando: “Mas ‘E o Verbo se fez carne e habitou entre nós’ não encontrei ali.” É por isso que, em sua primeira epístola, João insiste em que Jesus veio em carne, e declara que qualquer que nega esse fato está movido pelo espírito do anticristo (1 João 4:3).

Esta heresia em particular é conhecida pelo nome de docetismo.

Docetismo, vem da palavra grega dokein que significa parecer; e se dá esse nomeie à heresia porque sustentava que Jesus só parecia ser um homem.

(c) Havia alguns gnósticos que sustentavam uma variante dessa heresia. Afirmavam que Jesus era um homem em quem o Espírito de Deus entrou no batismo; esse Espírito permaneceu nele durante toda sua vida até o final; mas como o Espírito de Deus jamais podia sofrer e morrer, abandonou-o antes da crucificação. Segundo eles a exclamação na cruz foi: "Poder meu, poder meu, por que me abandonaste?" E em seus livros contavam de pessoas que no Monte das Oliveiras falavam de modo idêntico a Jesus, enquanto o homem Jesus morria na cruz.

De maneira que as heresias gnósticas apareciam sob a forma de uma de duas crenças. Os gnósticos crivam, ou que Jesus não era em realidade divino, mas simplesmente um na série de emanações de Deus, uma espécie de semi-deus, ou que não era humano em nenhum sentido, mas sim era uma espécie de fantasma com forma de homem. As crenças gnósticas destruíam tanto a deidade como a humanidade real de Jesus.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos