Análise Exegética

 

Análise Exegética

 


Esta Grande Comissão se aplica aos cristãos hoje. Em vez de nos sobrecarregar com um fardo, obedecer ao chamado de Deus traz alegria e recompensa no céu. Devemos cumprir nossa missão não por dever, mas por amor: “Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Analisemos Mt 28.19,20 exegeticamente. No original grego estes versículos estão assim: poreuthentes oun Matheutésate panta ta ethne. Vejamos agora, os

respectivos significados destas palavras.

 

POREUTHENTES. Deveis ir! Ou Ide! Note o imperativo. É uma ordem. Este é o verdadeiro sentido do que lemos. Foi assim que soou aos ouvidos dos discípulos.

Hoje, porém, muitos tratam estas palavras de Jesus, como se fossem um “pedido de favor” que Ele nos fez, ou então, como se estas palavras tivessem importância somente no passado, para os primeiros comissionados. É exatamente por isso que a evangelização dos povos está tão atrasada. Falta reconhecimento da ordem e pronta obediência!

Por que os muçulmanos, que começaram a pregar cerca de 600 anos depois do Apóstolo Paulo, já alcançaram 1/5 da população mundial, enquanto nós evangélicos, temos apenas 550 milhões aproximadamente? Será erro de cálculo? Ou de Estratégia? Será falta de dinheiro? Não! É falta de Fé! De Amor! De Obediência! De Compromisso com Deus e com Sua Palavra.

Obediência, vêm antes de estratégias, métodos ou dinheiro. Ao ouvir Jesus falar, seus discípulos não receberam suas palavras com o sentido de: “Olha, talvez seja bem que vocês comecem a pregar, primeiro em Jerusalém e depois em todo o mundo”. Não! Foram palavras fortes como de um general, passando ordens aos seus subalternos, os quais não podem questionar, senão simplesmente obedecer.

Foi assim que Paulo recebeu esta ordem, pois ele respondeu: “Porque, se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta esta obrigação, e ai de mim se não anunciar o Evangelho.” (I Co 9.16).

OUN. Portanto ou Pois. É uma palavra de ligação.

MATHEUTÉSATE. Fazei discípulos, ou seguidores, ou aprendizes. (Também imperativo).

PANTA–TA. A todos. De modo que, até agora, este versículo fica assim: “Ide, e fazei discípulos de todos os ethne”. A palavra ethne merece atenção especial.

ETHNE. “Nação”. Desde os séc. XV e XVI, a palavra ETHNE vem sendo traduzida para algumas línguas ocidentais apenas com o significado de NAÇÃO. O que não é errado. Todavia, a palavra ETHNE deriva-se de “ETHNOS”, que é um termo grego usado para designar o vocábulo “povo” ou “gente”.

POVO ou GENTE. O vocábulo Ethne é geratriz da palavra “Etnia”. Etnia é um grupo humano que se relaciona entre si por fatores como língua, religião, raça, moradia, ocupação, classe social, modo de vida, modo de vestir, ou não. Ou seja, um povo!

Sendo assim, o versículo fica bem traduzido deste modo: “Ide, pois, e fazei discípulos de todos os povos.”

A origem das raças, deu-se na confusão das línguas na Torre de Babel (Gn 1.7,8). Se o propósito de Jesus é restaurar todas as coisas (Cl 1.20); então é natural que a maldição de Babel também seja, de certa forma, desfeita espiritualmente. A divisão de raças tem sido motivo de orgulho, inimizade e guerras entre os povos. O único caminho para que as nações voltem a falar a “mesma língua”, é Jesus, pois, a Palavra de Deus torna-se um “idioma Internacional”, uma vez que é um elo de ligação espiritual que rompe os laços de divisão e proporciona a verdadeira paz.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos