A Bíblia e missões

 

A Bíblia e missões


 

Sem a Bíblia a evangelização dos povos seria inconcebível. A Bíblia coloca sobre nós a responsabilidade de evangelizar o mundo, dá-nos um evangelho a proclamar, diz-nos como faze-lo e declara-se o poder de Deus para cada crente. Além disso, e fato notável na História, tanto na passada como na contemporânea, que o grau de compromisso da igreja com a evangelização do mundo é proporcional ao grau de sua convicção sobre a autoridade da Bíblia.

 

A Bíblia na Evangelização do Mundo

Sempre que o cristão perde sua confiança na Bíblia, eles também perdem o seu zelo pelo evangelismo. Inversamente, sempre que estão convencidos sobre a Bíblia, estão determinados sobre o evangelismo.

 

Vejamos três razões porque a Bíblia é indispensável à evangelização do mundo.

O Mandato da Evangelização Mundial

Em primeiro lugar a Bíblia nos dá o mandato da evangelização. Há aproximadamente 4.000 anos atrás, Deus chamou a Abraão e fez uma aliança com ele, prometendo não apenas abençoá-lo, mas também abençoar através da sua posteridade, todas as famílias da Terra (Gn 12.1-4). Este texto é uma das principais bases da missão cristã; pois os descendentes de Abraão (através de quem, todas as famílias da Terra estão sendo abençoadas) são: Cristo e o povo de Cristo! Se pela fé pertencemos à Cristo, somos filhos espirituais de Abraão (Gl 3.7) e temos uma responsabilidade com a humanidade. Deste modo, os profetas vetereotestamentário profetizam como Deus faria deste Cristo, o Herdeiro e a Luz das nações (SL 2.8; Is 42.6; 49.6).

Quando Jesus veio, ele endossou estas promessas. É certo que durante o seu

ministério terreno ficou restrito às “ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10.6;

15.24) mas, Ele profetizou que muitos viriam “do Ocidente e do Oriente e tomariam lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mt 8.11; Lc 13.29). Mas ainda, em antecipação de Sua ressurreição e ascensão Ele fez tremenda reivindicação de que “toda a autoridade no céu e na Terra” LHE fora dada (Mt 28.18). Foi em conseqüência de Sua autoridade universal que Ele ordeno aos seus seguidores que fizessem discípulos de todas as nações, batizando-as em sua nova comunidade e ensinando a todos a Sua doutrina (Mt 28.19). Isto os cristãos primitivos começaram a fazer depois de o Espírito Santo haver descido sobre eles; tornaram-se verdadeiras “testemunhas” de Jesus, entronizando a Sua direita e concedendo-lhe a mais alta posição, a fim de que toda a língua confessasse o Seu senhorio (Fp 2 ). Eles desejaram que Jesus recebesse a honra devida ao Seu nome.

Além disso, Ele retornaria em glória, para salvar, julgar e reinar. Portanto, o que

deveria preencher os espaços em sua vida? A missão mundial da Igreja! O fim da história ao virá depois que o Evangelho alcançasse o fim da Terra (Veja Mt 24.14; 28.20; At 1.8).

 

A Mensagem da Evangelização Mundial

 

Em segundo lugar, a Bíblia nos dá a mensagem para a evangelização do mundo. Evangelizar é divulgar a Boas Novas de que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou entre os mortos, segundo as Escrituras. E como Senhor e Rei, Ele oferece perdão dos pecados e dom libertador do Espírito a todos que crêem e se arrependem.

A nossa mensagem vem da Bíblia. Não a inventamos. Ela nos foi confiada como um depósito e nós, como bons “despenseiros”, devemos distribuí-la (1 Co 4). Os apóstolos expressaram este único evangelho de diversos modos: ora sacrifical (o derramamento e a aspersão do sangue de Cristo), ora messiânico (o surgimento do governo prometido por Deus), ora legal (o juiz pronunciado a justificação do injusto), ora pessoal (o Pai reconciliando seus filhos desviados) e ora salvifico (o libertador celestial vindo para resgatar os desamparados).

Assim como a Ordem, a Mensagem nos foi dada pelo próprio Cristo. Ele nos

disse: “Ide e pregai o meu evangelho”...

 

O Poder Para a Evangelização Mundial

Em terceiro lugar, a Bíblia nos dá o Poder para a evangelização do mundo. Leia cuidadosamente Lc 24.49 e At 1.8. Sabemos que nossos recursos humanos são fracos em comparação com a magnitude da Tarefa. Sabemos também, quão blindadas são as barreiras do coração do homem. Pior ainda, conhecemos a realidade, a maldade e o poder pessoal do diabo, e dos demônios sob seu comando. A Bíblia diz-nos que “o mundo jaz no maligno” (I Jo 5.19), assim, até que sejam libertados e transportados para o Seu reino, todos os homens e mulheres são escravos de Satanás. Além disso vemos seu poder no mundo contemporâneo-nas trevas da idolatria, na devoção de deuses vãos, no materialismo, na violência, agressão, etc... E ainda mais, Paulo escrevendo aos Coríntios (II Co 4.4) ele afirma que “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a glória de Deus”. Se Satanás está dominando a mente das pessoas, se as mentes humanas estão cegas como poderão chegar à verdade? Somente pela Palavra de Deus! Pois Ele mesmo disse que “de trevas resplandecerá a luz” que brilhou em nossos corações para a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo (II Co 4.6).

Se Satanás cega as mentes das pessoas, e Deus ilumina seus corações, em que podemos nós contribuir para esse encontro? Paulo chega a conclusão entre os versículos 4 e 6 que descrevem as atividades de Deus e de Satanás, o verso 5 descreve a obra do evangelista: “pregamos a Cristo Jesus como Senhor”. Considerando que a luz que o diabo quer evitar que as pessoas vejam e que Deus faz brilhar nelas é o evangelho, então é melhor que preguemos! É a pregação do Evangelho o meio estabelecido por Deus para que o príncipe das trevas seja derrotado e a luz jorre nos corações das pessoas. Há poder no evangelho de Deus! Poder para salvação de vidas. Confira Rm 1.16; 10. 13,14;

Sem a Bíblia a evangelização do mundo é impossível. Pois, sem a Bíblia não temos nenhum evangelho para levar às nações. A Bíblia é a base de missões, assim como missões é a base da Bíblia. É a Bíblia Sagrada que nos dá o Mandato, a Mensagem e o Poder que precisamos para a evangelização mundial. Leia Mt 28. 18-20; Mc 16.15-18; Lc 24.45-48; At 1.8; e Jo 15.16; 20.21.

Façamos nossas as palavras de Paulo: “...ai de mim se não anunciar o Evangelho!”

 


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos