Estrutura de Uma Poesia

 

Estrutura de Uma Poesia Hebraica

 



A poesia hebraica é cheia do uso de linguagem figura, com abundância de símiles e metáforas. A Poesia Hebraica não se preocupa com a rima ou a métrica, pois o “ritmo se manifesta nas idéias e acha sua expressão na formulação de frases paralelas”. É por isso que Cássio pode dizer que “a essência da poesia na Bíblia encontra-se na densidade ou no uso intenso de conotações, de comparações e de metáforas, mais do que em características formais (rima, métrica, etc)”.

 

Deve-se notar, então, que o principal recurso ou estrutura de uma poesia hebraica é o Paralelismo. Os artifícios poéticos consistem em métodos para se transmitir uma ideia, verdade, valor etc., por meio do uso adequado e sutil da linguagem. No Antigo Testamento, principalmente nos livros poéticos, mas também encontramos muito isso nos livros proféticos, a linguagem é utilizada como um recurso essencial no sentido de orientar o povo a uma postura moralmente coerente com a vontade de Deus.

 

A seguir vamos discorrer sobre estes artifícios presentes nos livros poéticos.

1.2. Linguagem Figurada

A linguagem figurada é um recurso muito utilizado na comunicação para enfatizar ou aumentar a expressividade em um determinado texto ou fala. No caso dos poetas, “eram manipuladores da linguagem figurada, e um bom poeta tem uma imaginação fértil, que se manifesta sob a forma de expressões verbais coloridas” (CHAMPLIM, 2002). Essa capacidade do poeta é o que o distingue de qualquer outra pessoa, pois ele possui a capacidade de usar a palavra de maneira viva e capaz de transmitir ideias e pensamentos que de outra forma talvez fosse impossível.

 

O Estudo das Figuras de Linguagem diz respeito a parte da gramática conhecida com Estilística. Na Hermenêutica recai na Análise Lingüística. Temos uma Figura de Linguagem quando uma palavra expressa uma idéia diferente de seu sentido literal. Desta forma as Figuras de Linguagem são, também, uma forma de expressar os pensamentos. É um fenômeno lingüístico que deve ser levando em conta na Exegese, pois, do contrário podese cometer equívocos e até heresias em não distinguir quando o autor desejou expressar um sentido literal ou metafórico. Estudar as Figuras de Linguagem na literatura bíblica é algo interessante e bastante proveitoso, verificando as expressões artísticas de cada autor, o que demonstra que na Inspiração Deus preservou a personalidade de cada escritor.

 

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos