Introdução à João

 

Introdução à João

 


Pode dizer-se sem faltar à verdade literal, que esta série de Comentários bíblicos começou quase acidentalmente. Uma série de estudos bíblicos que estava usando a Igreja de Escócia (Presbiteriana) esgotou-se, e se necessitava outra para substituí-la, de maneira imediata. Fui solicitado a escrever um volume sobre Atos e, naquele momento, minha intenção não era comentar o resto do Novo Testamento. Mas os volumes foram surgindo, até que o encargo original se converteu na idéia de completar o Comentário de todo o Novo Testamento.

Resulta-me impossível deixar passar outra edição destes livros sem expressar minha mais profunda e sincera gratidão à Comissão de Publicações da Igreja de Escócia por me haver outorgado o privilégio de começar esta série e depois continuar até completá-la. E em particular desejo expressar minha enorme dívida de gratidão ao presidente da comissão, o Rev. R. G. Macdonald, O.B.E., M.A., D.D., e ao secretário e administrador desse organismo editar, o Rev. Andrew McCosh, M.A., S.T.M., por seu constante estímulo e sua sempre presente simpatia e ajuda. Quando já se publicaram vários destes volumes, nos ocorreu a idéia de completar a série.

O propósito é fazer que os resultados do estudo erudito das Escrituras possam estar ao alcance do leitor não especializado, em uma forma tal que não se requeiram estudos teológicos para compreendê-los; e também se deseja fazer que os ensinos dos livros do Novo Testamento sejam pertinentes à vida e ao trabalho do homem contemporâneo. O propósito de toda esta série poderia resumir-se nas palavras da famosa oração de Richard Chichester: procuram fazer que Jesus Cristo seja conhecido de maneira mais clara por todos os homens e mulheres, que Ele seja amado mais entranhadamente e que seja seguido mais de perto. Minha própria oração é que de alguma maneira meu trabalho possa contribuir para que tudo isto seja possível.

 

O Evangelho diferente

Basta ler o quarto Evangelho na forma mais superficial para comprovar que é muito distinto dos outros três. Omite muitas coisas que outros incluem. O quarto Evangelho não menciona o nascimento do Jesus, seu batismo e suas tentações; não nos diz nada a respeito da Última Ceia, nada do Getsêmani, nada sobre a Ascensão. Não diz uma só palavra a respeito da cura de pessoas possessas por demônios ou espíritos malignos. E, o que possivelmente resulta mais surpreendente não contém nenhuma parábola, nenhuma dessas histórias que Jesus contou e que formam uma parte de valor inapreciável nos outros três Evangelhos. Nos outros Evangelhos Jesus fala, quer nessas histórias maravilhosas, ou em frases breves, memoráveis, epigramáticas, simples, vívidas, que permanecem na memória. Mas no quarto Evangelho os discursos de Jesus costumam ocupar todo um capítulo; costumam ser pronunciamentos complicados, polêmicos, muito diferentes dos ditos vívidos, expressivos, inesquecíveis dos outros três Evangelhos.  O que é ainda mais surpreendente, a versão que dá o quarto Evangelho dos fatos da vida e o ministério  de Jesus freqüentemente é diferente da que aparece nos outros três Evangelhos. 

(1) João dá uma versão distinta do começo do ministério do Jesus. Nos outros três Evangelhos se estabelecem definitivamente que Jesus não fez sua aparição como pregador até depois de terem preso a João Batista. “Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus” (Marcos 1:14; Lucas 3:18-20; Mateus 4:12). Mas em João há um período bem considerável durante o qual o ministério de Jesus se sobrepõe às atividades de João Batista (João 3:22-30; 4:1-2). 

(2) João dá uma versão diferente do cenário onde se desenvolveu o ministério de Jesus. Nos outros três Evangelhos o cenário principal do ministério de Jesus é Galiléia e não chega a Jerusalém até a última semana de sua vida. Em João o cenário principal do ministério de Jesus é Jerusalém e Judéia, com algumas visitas esporádicas a Galiléia (João 2:1-12; 4:35-5:1; 6:1-7:14). Segundo João, Jesus está em Jerusalém para uma Páscoa que se celebra ao mesmo tempo que a Purificação do templo (João 2:13); está em Jerusalém durante uma festa a que não dá nenhum nome (João 5:1), está nessa cidade para a festa dos tabernáculos (João 7:2,10); está ali para a festa da dedicação durante o inverno (João 10:22). De fato, segundo o quarto Evangelho, depois dessa festa Jesus não voltou a deixar Jerusalém; depois do capítulo 10 permanece o tempo todo em Jerusalém, o qual significaria uma estada de vários meses, do inverno da festa da dedicação até a primavera da Páscoa durante a qual foi crucificado. Em realidade, não cabe dúvida de que João está certo no que respeita a outro ponto em particular. Os outros Evangelhos mostram Jesus chorando sobre Jerusalém quando se aproxima a última  semana. “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37 = Lucas 13:34). 

Agora, resulta evidente que Jesus não poderia haver dito isso a menos que tivesse feito várias visitas a Jerusalém, e tivesse feito várias exortações à cidade. Era impossível que dissesse isso em uma primeira visita à Cidade Santa.  Neste caso, não resta dúvida de que João está certo. De fato, foi esta diferencia no cenário o que proporcionou ao Eusébio uma das primeiras explicações da diferença entre o quarto Evangelho e os outros três. Disse que em sua época (aproximadamente no ano 300 d. C.) muitos estudiosos sustentavam os seguintes pontos de vista a respeito dos quatro Evangelhos. Mateus pregou primeiro ao povo hebreu. Mas chegou o dia em que teve que deixá-los e ir a outros países. Antes de ir embora escreveu sua história da vida de Jesus em hebraico, "e dessa maneira compensou pela perda de sua presença àqueles a quem se via obrigado a abandonar".

Depois de Marcos e Lucas terem publicado seus Evangelhos, João continuava pregando a história de Jesus em forma oral.  "Por último decidiu escrever pela seguinte razão. Quando os três Evangelhos que já mencionamos tivessem chegado às mãos de todos, inclusive às suas, dizem que ele os aceitou e deu testemunho de sua veracidade; mas faltava neles uma versão dos fatos de Jesus no princípio de seu ministério... Por isso dizem que João quando lhe pediram que o fizesse por esta razão, deu em seu Evangelho uma versão do período que tinha sido omitido pelos evangelistas anteriores, e dos fatos levados a cabo pelo Salvador durante este período; quer dizer, dos fatos ocorridos antes do encarceramento do João o Batista. . .

De maneira que João relata os fatos de Cristo anteriores ao encarceramento do Batista, mas os outros três evangelistas mencionam os eventos que tiveram lugar depois desse momento... O Evangelho Segundo São João contém os primeiros fatos de Cristo, enquanto que os outros dão uma versão da última parte de sua vida" (Eusébio, História Eclesiástica 5:24).  De maneira que, segundo Eusébio não há nenhuma contradição ou diferença, entre o quarto Evangelho e os outros três; a diferença se deve a que o quarto Evangelho descreve o ministério em Jerusalém, ao menos em seus primeiros capítulos, que precederam o ministério na Galiléia, e que tiveram lugar enquanto João Batista ainda estava em liberdade. E pode muito bem ser que esta explicação de Eusébio seja correta, pelo menos em parte. 

(3) João dá uma versão diferente da duração do ministério do Jesus. Os outros três Evangelhos implicam que o ministério de Jesus só durou um ano. Dentro do ministério só há uma páscoa. Em João há três páscoas, uma durante a purificação do templo (João 2:13); uma próxima à alimentação dos cinco mil (João 6:4); e a última páscoa durante a qual Jesus foi crucificado. Se se seguir a João o ministério de Jesus levaria um mínimo de dois anos, e possivelmente um período próximo aos três anos, para poder cobrir todos os fatos. Novamente, não resta dúvida que João está correto. Se lermos os outros três Evangelhos com atenção e cuidado vemos que João está certo. Quando os discípulos recolheram as espigas de trigo (Marcos 2:23) deve ter sido a primavera. Quando os cinco mil foram alimentados, sentaram-se sobre a erva verde (Marcos 6:39), e portanto deve ter sido outra vez primavera, e deve ter passado um ano entre ambos eventos. Segue a excursão por Tiro e Sidom e a Transfiguração. Durante a Transfiguração Pedro quis fazer três ramagens e ficar ali. O mais natural é pensar que era a época da festa dos tabernáculos ou ramagens e que a isso se deve que Pedro faça essa sugestão (Marcos 9:5). Isso o situaria a princípios de outubro. Segue o período entre esta data e a última páscoa em abril. De maneira que, por trás da narração dos outros três Evangelhos está o fato de que o ministério de Jesus durou em realidade pelo menos três anos, e outra vez João está certo. 

(4) Às vezes ocorre inclusive que João difere dos outros três Evangelhos nos fatos. Há dois exemplos conspícuos. Em primeiro lugar, põe a purificação do templo no princípio do ministério de Jesus (João 2:13-22), os outros três Evangelhos o situam ao final (Marcos 11:15-17; Mateus 21:12-13; Lucas 19:45-46). Em segundo lugar, quando estudarmos os relatos com atenção, como iremos fazê-lo, veremos que João situa a crucificação no dia antes da páscoa, enquanto que os outros Evangelhos a põem no próprio dia da páscoa. 

Nunca devemos fechar os olhos para as diferenças evidentes entre João e os outros três Evangelhos.

 


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos