1 - Introdução ao evangelismo

 

1 - Introdução ao evangelismo



Em poucas palavras, “euangelizomai” significa trazer ou anunciar o “euangelion”, as boas novas. A palavra é usada uma vez ou duas no Novo Testamento para dar notícias comuns, poderíamos dizer que quase “seculares”, como quando o anjo Gabriel disse a Zacarias as boas novas de que sua esposa, Isabel, teria um filho (Lc 1.19), e quando Timóteo trouxe a Paulo as boas novas da fé e amor dos tessalonicenses (1Ts 3.6). 

Entre­tanto, o uso regular do verbo relaciona-se às boas novas cristãs. É a propagação do evangelho que constitui evangelismo, e este fato nos capacita a iniciar de modo negativo, declarando o que o evangelismo não é.


1. Em primeiro lugar, o evangelismo não deve ser definido a partir dos receptores do evangelho, apesar, é claro, de entendermos que eles são suficientemente “não cristãos” para precisar ouvi-lo. Há alguns anos, estava em voga fazer distinção entre “missão” e “evangelismo”, sugerindo que a missão é direcionada àqueles que nunca ouviram o evangelho, enquanto o evangelismo diz respeito a pessoas da cristandade. 

Porém, todos os que não renasceram em Cristo, tenham eles ouvido o evangelho ou não, tenham até mesmo sido batizados ou não, necessitam ser “evangelizados”.


2. Em segundo lugar, o evangelismo não deve ser definido a partir dos resultados, pois esta não é a maneira como a palavra é usada no Novo Testamento. Normalmente, o verbo evangelizar está na voz reflexa. De vez em quando ele é usado de forma absoluta, como, por exemplo, “lá eles evangelizaram”, com o significado de “pregar o evangelho” (At 14.7; cf. Rm 15.20). Entretanto, normalmente algo é acrescentado. Algumas vezes é a mensagem que eles pregaram; por exemplo, eles “iam por toda parte pregando a palavra” (At 8.4, tradução do autor), enquanto Filipe, em Samaria, “evangelizava a respeito de Deus e do nome de Jesus Cristo” (At 8.12, tradução do autor). 

Contudo, algumas vezes o que é acrescentado são as pessoas a quem o evangelho era pregado ou os lugares onde estavam. Por exemplo, os apóstolos “evangelizaram muitas aldeias dos samaritanos” e Filipe “evange­lizou todas as cidades” ao longo da costa palestina (At 8.25, 40, tradução do autor). Nesses versículos, não existe menção de que a palavra que era “evangelizada” era crida, ou se os habitantes das cidades e aldeias “evangelizadas” foram convertidos. O uso da palavra “evangelizar” no Novo Testamento não significa ganhar convertidos, como normalmente usamos a palavra. Evangelização é o anúncio das boas novas, independente dos resultados.


3. Em terceiro lugar, o evangelismo não pode ser definido em termos de métodos. Evangelizar é anunciar as boas novas, inde­pendente de como esse anúncio é feito. É trazer as boas novas por meio de quaisquer meios. Em diferentes categorias, podemos evangelizar por meio de palavras pronunciadas (seja para indiví­duos, grupos ou multidões), por meio de impressos, desenhos ou telas, por meio do teatro (seja a peça fato ou ficção), por meio das boas obras de amor (Mt 5.16), por meio de um lar cristocêntrico, por meio de uma vida transformada e até mesmo por meio de uma empolgação quase inexprimível acerca de Jesus. 

Entretanto, porque o evangelismo é fundamentalmente um anúncio, alguma verbalização é necessária se quisermos que o conteúdo das boas novas seja comunicado com precisão.

Por John Stott

 

O mensageiro era “evanguélos”, que queria dizer: “o mensageiro sagrado”.

Evangelizar é a missão suprema que Cristo confiou à igreja.

A. Evangelização é a ação de evangelizar, que consiste em levar os perdidos a Jesus, para serem salvos por Ele.

1. É falar da Salvação em Cristo.

2. É publicar a Salvação.

3. É proclamar o louvor do Senhor.

4. É empenhar-se apaixonadamente na propagação do Evangelho. Veja Lc 4.18; At 8.25, 40; Ef 2.17; I Pe 1.25.

 

Evangelismo – a partícula “ismo” denota sistema

Se queremos pregar o Evangelho temos que nos preparar ( I Tm 2.15).

Evangelismo – Envolve princípios bíblicos, métodos bíblicos, estratégias e técnicas empregadas na ação de evangelizar.

• Evangelizar – É apresentar Cristo no poder do seu Espírito Santo, para que homens possam colocar-se debaixo de Sua autoridade e confiar em Deus através dEle, aceitá-lO como Salvador e serví-lO como Rei no seio de Sua Santa Igreja.

• Evangelismo – É a arte de fazer discípulos ... Mt 28.19, 20

• Evangelismo – ‘’E o sistema baseado em princípios, métodos, técnicas e estratégias tirados do Novo Testamento, pelos quais se comunica o Evangelho de Cristo a todo pecador, sob a liderança e no poder do Espírito Santo, visando persuadi-lo a aceitar a Cristo como seu Salvador pessoal, de acordo com o comissionamento de Jesus dado a todos os seus discípulos, levando, ao final, os que crerem, a se integrarem à igreja pelo batismo, preparando-os para a volta de Cristo.

 

1.1. Definindo Evangelismo

A. Segundo Willian Hall:

• “É o soluço de Deus”.

• “É o brado angustiado de Jesus que chora sobre uma cidade condenada”.

• “É o brado de Paulo: Eu desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus patriotas segundo a carne”.

• “É a súplica de Moisés: O povo cometeu grande pecado... agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste”.

• “É o brado de John Knox: Dá-me a Escócia ou morrerei”.

• “É o brado de John Wesley: O mundo é a minha paróquia”.

• “É o soluço, altas horas da noite, da mãe, do pai, pelo filho perdido”.

• “’E o segredo de uma grande igreja”.

• “É o segredo do grande pregador – do grande cristão”.

 

B. Segundo D. T. Niles;

• “Evangelismo é a missão suprema da Igreja”.

• “Evangelismo é fazer a Palavra de Deus chegar ao conhecimento do povo”.

• “Evangelismo é a Igreja que vai”.

• “Evangelismo é a Igreja que ataca”.

• “Evangelizar é um mendigo dizer a outro mendigo onde pode conseguir

alimento”.

O episódio dos leprosos na porta de Samaria, que entraram no arraial dos siros, encontrando grande fartura, numa época de fome na cidade, é realmente uma ilustração viva do que é evangelizar (II Reis 7.9).

 

C. Definição de Evangelismo Pessoal.

Evangelismo Pessoal é a obra de fatos de Cristo aos perdidos individualmente; é levá-los a Cristo, o Salvador. ( Jo 1.41, 42; At 08.35 ) At 15.35.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos