Introdução às Epístolas Gerais

 

Introdução às Epístolas Gerais

 


A s Epístolas Gerais foram escritas durante uma era de perseguição e apostasia. No primeiro século depois de Cristo, os crentes tiveram permissão para propagar o evangelho e gozavam de paz. Entretanto, por volta do ano 60 d.C., as coisas passaram a mudar. Os cristãos passaram a ser incompreendidos pelo grande público, que interpretava erroneamente as doutrinas: de um Deus invisível, de um salvador ressurreto e de um julgamento futuro que acabaria com os poderes políticos.

Por estão razão, durante o reinado do imperador Nero, surgiu uma feroz reação contra os cristãos, ocasião em que ocorreu a prisão e morte do apóstolo Paulo.

As Epístolas Gerais são compostas por oito livros: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. A Epístola aos Hebreus não foi incluída neste livro, pois foi produzido em separado, embora faça parte das Epistolas Gerais. Por que são chamadas de Epístolas Gerais? São chamadas assim porque são de natureza e alcance universais; não se dirigem especificamente a nenhum grupo, indivíduo ou congregação em particular. O intuito das cartas de Tiago, Pedro, João e Judas era preservar a unidade da fé cristã e encorajar cada crente nos tempos difíceis.

Por um tempo a igreja cristã foi unicamente constituída de judeus crentes em Jesus Cristo. Mas, depois os gentios também se converteram a Jesus, fazendo parte da igreja cristã já existente. Observamos isso nas Epístolas Gerais.

A expansão da doutrina cristã foi muito grande entre os gentios, mas, a convivência entre os gentios e os judeus cristãos acarretou certos problemas. Os crentes judeus achavam, por exemplo, que eles deviam guardar a Lei Mosaica. O conflito surgiu e ocasionou a reunião do Concílio em Jerusalém (At. 15). Cada uma dessas epístolas foi escrita, como já dissemos, em resposta a algum problema ou perguntas apresentadas pelos judeus cristãos e gentios convertidos. 

Essas epístolas são muito breves, contudo sua importância é grande. Elas proporcionavam um panorama completo da Igreja do Novo Testamento. Cada um dos autores é de origem e experiências distintas, e escreve de maneira diferente um do outro. Os livros que integram as Epístolas Gerais, foram aceitos como livros canônicos até o final do século IV.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos