O resgate a Gômer, a esposa infiel

 

O resgate a Gômer, a esposa infiel

 


E. Oséias Redime Sua Esposa Infiel. (Os 3:1-5).

Libertar, comprar ou resgatar, como, por exemplo, livrar uma pessoa do cativeiro mediante pagamento. A redenção refere-se à Expiação de Jesus Cristo e à libertação do pecado. A Expiação de Jesus redime toda a humanidade da morte física. Por meio da Sua Expiação, aqueles que têm fé N’ele e que se arrependem são também redimidos da morte espiritual. Porque eu te remi, Isa. 44:22. - Eu os resgatarei da morte, Ose. 13:14 (Salm. 49:15).

1. Oséias recebe a ordem de amar a mulher que lhe voltou as costas por amor de outros. Ela era amada de seu amigo, isto é, seu amante. Oséias foi exortado a amar uma adúltera, mulher que lhe fora infiel. Ela era como os israelitas, que amavam bolos de passas. Eles participavam dos rituais pagãos de Baal que envolviam ofertas de bolos de passas.

2. Oséias resgatou sua esposa da escravidão à qual seu pecado a levara por quinze peças de prata. O preço de um escravo era trinta peças de prata (Êx. 21:32). Evidentemente Oséias pagou metade em dinheiro e metade em grão.

3. Como castigo por seus pecados, o profeta declara: Esperarás por mim muitos dias. O verbo é às vezes usado no sentido de "viver em reclusão" (Lv. 12:4; Dt. 21:13). Gômer levada uma vida sossegada e reclusa até que Oséias se sentisse livre para tomá-la por esposa. Assim também eu esperarei por ti é, literalmente, e também eu por ti. Parece que Oséias está dizendo que Gômer teria de ficar separada dos outros, e que ele não teria relações conjugais com ela durante o período definido por muitos dias.

4. A experiência de Oséias com Gômer tinha uma contraparte na experiência divina com Israel, que ficaria muitos dias sem rei, sem príncipe. Israel, no exílio, não teria governo civil, mas seria governada por estrangeiros. Ficaria também sem sacrifício. O modo e o lugar dos sacrifícios foram particularmente destacados na lei levítica. Israel não teria meios de atender a essas exigências na terra do exílio. Sem coluna, literalmente, um objeto de culto usado pelos pagãos mas proibido pela Lei (Dt. 16:22). O exílio de Israel removê-la-ia das tentações familiares de Canaã. Sem estola sacerdotal. Era uma parte da vestimenta do sumo sacerdote (Êx. 28: 6-14). O significado da raiz da palavra é, "revestir" e no tempo de Gideão havia uma estola que se transformou em ídolo. Ídolos do lar (cons. Gn. 31:19, 34; I Sm. 19:13, 16). Oséias declara que o Exílio seria um período durante o qual os objetos de culto tão queridos dos israelitas, antes do Exílio, seriam removidos.

5. Depois que Israel fosse removida de sua terra, destituída do seu rei e seus cultos idólatras, Deus restauraria a Davi, seu rei, isto é, o rei davídico, ou Messias, que governada como o justo rei de Israel (cons. Ml. 3:1). A dinastia seria reavivada nos últimos dias. Literalmente, no fim dos dias. A expressão é usada para descrever a era messiânica, o clímax da história, quando o Messias de Deus governará sobre todo o mundo.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos