A Personalidade do Espírito Santo

 

A Personalidade do Espírito Santo



A personalidade (quer dizer, a qualidade ou fato de ser uma pessoa) do Espírito Santo é um fato descrito na Bíblia tanto quanto a personalidade do Pai e do Filho. Quando o homem nega essa verdade fica evidente uma cegueira Satânica. Satã, quem ataca toda a verdade, tem atuado em duas frentes contra a doutrina da personalidade do Espírito Santo:

A. Negação Doutrinária. O herege antigo, Arius, falou do Espírito como a “energia

exercida por Deus”. Isso reduz o Espírito de Deus à uma mera amostra do poder do Pai. Este erro ainda é divulgado por várias seitas.

B. Negação Prática. Há muitos religiosos que, mesmo não negado a doutrina da

personalidade do Espírito em suas confissões de fé, na prática vêem a Ele como um simples poder.

Devido a obra do Espírito ser invisível eles o confundem com as suas obras e dons. Este povo freqüentemente refere-se ao Espírito como se fosse possível ter “muito” dEle. O autor lembre se de uma ocasião quando um Pastor Batista disse, “o Espírito esteve aí com grande poder”. Este homem piedoso então corrigiu a si mesmo dizendo, “O Espirito esteve aí com infinito poder e manifestou grande poder.” Que sejamos cuidadosos quando falamos do Espírito bendito de Deus. As igrejas primitivas conheciam o Espírito Santo como uma Pessoa Divina que poderia ser seguida (Atos 13:2) e com Quem poderiam ter comunhão (II Coríntios 13:14). Devemos estar alertas para notarmos quando perdemos o reconhecimento da Sua presença e Pessoa.

 

3.1. O Espírito Santo Está Associado ao Pai e ao Filho É impossível entender como alguém pode negar a personalidade do Espírito e ainda ter bom senso com as Escrituras (Mateus 28:19; II Coríntios 13:14; I João 5:7). Alguém mencionaria um mero “exercício de esforço” em uma lista de personalidades.

3.2. O Espírito Santo tem Todos os Atributos de Uma Pessoa

 Ele pensa (I Coríntios 2:10-11; Atos 15:28).

 Ele sente.

 Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30).

 Ele pode ser contristado (Isaías 63:10).

 Ele ama (Romanos 15:30). Podemos mencionar aqui que é impossível entristecermos a uma pessoa que não nos ama.


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hernandes D. Lopes - Jó

Wayne Gruden

Ariovaldo Ramos